Topo

Final da Libertadores no SBT teve show de apelidos. E foi legal por isso

Letícia Lázaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2021 04h00

Com os direitos de exibição da final da Libertadores vencida pelo Palmeiras pelo placar de 1 a 0 no SBT, o torcedor pode se divertir com um futebol muito mais irreverente do que estava acostumado quando a Globo dava as cartas na TV aberta. Com Teo José narrando, os clássicos "apelidos" foram a grande atração. E isso deixou o nervosismo do jogo, tenso e com poucas emoções, mais legal.

Desde o início do jogo, Téo referiu-se a Marinho como "brabo", enquanto Soteldo era o "figurinha". O apelido que, mais uma vez, mais pegou nas redes foi o de "Rony Rústico". Durante toda a competição ele insistiu no apelido, dado de maneira monocrática ao craque do Palmeiras por causa da música "Betty Frígida", da Blitz (a banda de Evandro Mesquita), que dizia: "O meu abraço nunca foi quente, quente, quente, quente/É que eu sou rústico/Rústico, Roni Rústico, só tenho músculos".

Téo José tem como marca criar esse tipo de bordões durante o jogo. Em entrevista recente ao UOL Esporte, ele contou que está "sempre ligado a expressões para acoplar à minha maneira de narrar". Ele assiste às novelas e ouve músicas e, do nada, surge algo para virar bordão: "Tem uma expressão de uma música do Vitor Kley que eu gosto de usar: 'adrenalizou'. Esses dias, estava assistindo a uma entrevista dele e lembrei que fazia tempo que eu não falava essa palavra", contou.

Não temos certeza, mas a impressão da redação é que ele não usou "adrenalizou" na final da Libertadores. Mas não faltaram outros momentos hilários. O clássico "não é assim" apareceu várias vezes, falado quando algum jogador errava algum lance. O ponto alto foram as comparações divertidas: "O Pará não é Indiana Jones, mas adora uma emoção", disse Téo José logo após o lateral direito do Santos sair jogando com dois adversários palmeirenses pressionando na marcação.

Árbitro arquiteto

Outro momento da cobertura da TV que chamou atenção foi o perfil do árbitro do jogo, o argentino Patricio Loustau. Foi classificado por Téo José como um "disciplinador" que queria ser jogador de futebol, sonho que não foi concretizado. Por isso, para continuar atuando no futebol, virou árbitro.

A transmissão mencionou que o argentino é pai de duas filhas e o fato mais curioso é que o árbitro é arquiteto. Os torcedores, é claro, não deixaram essa informação passar batido. E fizeram piada com o assunto.

Veja o gol do título do Palmeiras, marcado por Breno Lopes

Maior audiência desde 2004

A transmissão do segundo título do Palmeiras na Libertadores rendeu ao SBT a maior audiência no canal desde 2004 e foi líder durante a tarde toda.

A partida marcou 25 pontos de média com picos de 32 entre 17h e 19h03. No mesmo horário, a Globo teve média de 11, enquanto Record teve 4 e a Band marcou 2.