Topo

SBT bate recorde, mas final da Libertadores perde 21% de alcance sem Globo

Jogadores do Palmeiras celebram título da Copa Libertadores, no Maracanã - Silvia Izquierdo/Getty Images
Jogadores do Palmeiras celebram título da Copa Libertadores, no Maracanã Imagem: Silvia Izquierdo/Getty Images

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

31/01/2021 04h00

O SBT está comemorando o recorde de audiência que marcou ontem (30) com a final da Libertadores, em que o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0. Não é para menos: a média de 25 pontos é a maior da emissora de Silvio Santos desde 2004. A final da competição, porém, perdeu alcance de audiência na maior capital do país com a troca da Globo, que mostrou a decisão do torneio em 2019, para o SBT, agora.

Na final única da última temporada (lembrando que, por causa da pandemia, esta temporada que termina agora ainda é a de 2020), com Flamengo 2 x 1 River Plate, o jogo marcou 33 pontos de média na capital paulista —mesmo com o jogo não envolvendo nenhum time do estado. Foi uma queda de 24,4% na audiência.

Em número de expectadores, em 2019 a Globo atingiu um máximo de 8,366 milhões de indivíduos só na capital paulista. O SBT, em 2021, até 6,572 milhões — uma queda de 21% no alcance do público.

Libertadores é sucesso para o SBT. Mas perde público

Com 11 jogos exibidos no torneio, o canal de Silvio Santos fecha sua primeira Libertadores com 12 pontos de média geral na Grande São Paulo. Enquanto o resultado é bom para a emissora, representa uma queda para a competição. As partidas da fase de grupos, exibidas pela Globo antes da pandemia do novo coronavírus, fecharam com 24 pontos de média. Em 2019, exibindo toda a competição, a Globo marcou 26 pontos de média.

Para a Conmebol, mesmo com o alcance reduzido, o resultado com o SBT é ótimo. A Globo não exibia os parceiros comerciais da entidade sul-americana. Agora, a entidade consegue dar esse espaço para os seus patrocinadores. E isso vale muito nesse momento.

Para a Globo, a vitória veio na TV paga. O SporTV liderou antes e depois do jogo entre os canais esportivos da TV paga, vencendo Fox Sports e ESPN, segundo o Ibope. O dado é importante para reforçar como a Globo ainda se importa com a competição.

A Libertadores 2021 começa em março, e seguirá com transmissão do SBT, do Fox Sports e do Facebook (até as quartas de final).