Topo

Band encaminha jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa; Datena anuncia

Neymar comemora seu gol pela seleção brasileira na partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa de 2022 - Daniel Apuy/Getty Images
Neymar comemora seu gol pela seleção brasileira na partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa de 2022 Imagem: Daniel Apuy/Getty Images

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

31/01/2021 04h00

A Band avançou nas negociações para exibir os jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 (Qatar) em TV aberta. A TV Walter Abrahão comprou os direitos de 56 jogos da competição nesta semana por R$ 60 milhões e está buscando parceiros para licenciamento. A TV WA vai ficar com a exclusividade na TV por assinatura.

A escolha da Band foi feita pensando na experiência do canal com esporte. O objetivo é uma troca de informações visando aumentar a qualidade da transmissão e até empréstimos de profissionais. O anúncio ainda não foi feito ainda por que falta a assinatura do contrato. Entre os donos das emissoras, Walter Abrahão Filho e Johnny Saad, e para o departamento de esporte da Band, a parceria já é dada como certa. Tanto que José Luiz Datena, apresentador da emissora que narrou uma partida do Campeonato Italiano ontem (30), anunciou a novidade mesmo com pormenores a resolver.

"A Band acertou uma parceria para exibir jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. A parceria com a TV Walter Abrahão fazendo a Band ser ainda mais o canal do esporte", afirmou Datena.

A reportagem apurou que colocar essas partidas em TV aberta era um pedido da Mediapro. A agência, que tinha os direitos de oito federações das Eliminatórias, não estava conseguindo fechar negócio com emissoras brasileiras.

Jogos da seleção brasileira em Eliminatórias não são exibidos na Band desde 2009, quando Argentina 1 x 3 Brasil, pelo classificatório da Copa de 2010, foi exibido. A partida garantiu o time comandado por Dunga na Copa do Mundo da África do Sul.

Na negociação, a TV Walter Abrahão teve o auxílio de Márcio Moron, executivo do Fox Sports entre 2012 e 2020. Amigo de Walter Abrahão Filho, dono da emissora, Moron tem atuado como consultor nas conversas com dirigentes do futebol brasileiro. Foi Moron quem arquitetou o contrato entre a então desconhecida TV WA e a Mediapro. O canal fechado está presente em pacotes básicos de quase todas as operadoras pagas do país (Net/Claro, Oi, Sky e Gigabyte). Além das Eliminatórias da Copa, a TV WA negocia a compra dos direitos de TV paga do Campeonato Catarinense de 2021.