Topo

Brasileirão - 2020

Por que a quarta-feira não teve futebol? BBB21 faz parte da explicação

Felipe Melo, do Palmeiras, disputa bola com Talles Magno, do Vasco; clubes se enfrentaram na terça - Ettore Chiereguini/AGIF
Felipe Melo, do Palmeiras, disputa bola com Talles Magno, do Vasco; clubes se enfrentaram na terça Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

28/01/2021 12h01

A falta de jogos de futebol na noite de ontem (27) pegou alguns torcedores de surpresa. Afinal, desde sábado, todos os dias tiveram partidas de times da Série A do Campeonato Brasileiro realizadas. Mas o que causou esse apagão no dia útil mais tradicional do futebol nacional? A explicação passa pelo Big Brother Brasil 21.

Desde a divulgação do calendário da CBF adequado à pandemia, a semana de 25 a 29 de janeiro não tinha partidas previstas. O período, porém, foi reservado para regularizar jogos que estavam pendentes do Campeonato Brasileiro. Tanto que foram marcadas partidas para segunda, terça e quinta —e só não há jogo na sexta porque o dia foi reservado para a última rodada da Série B. Na semana que vem, o Brasileirão tem jogos previstos para todos os dias, de segunda a domingo.

A quarta-feira, aliás, tinha uma partida marcada: Palmeiras e Vasco, adiado da primeira rodada do torneio, estava programada para as 21h30 de ontem. O jogo, porém, foi antecipado para terça-feira por causa da final da Copa Libertadores, no sábado, entre Palmeiras e Santos, no Maracanã.

Em casos assim, a Globo, dona dos direitos de exibição do torneio em TV aberta, costuma pedir que partidas sejam adiantadas. O Corinthians, por exemplo, jogou em muitas quartas-feiras por causa da emissora. Desta vez, porém, não aconteceu um pedido de escalações de partidas. E é aí que entra o BBB.

A Globo preferiu dar prioridade para o reality show, que estreou sua 21ª edição na noite na segunda (25). A primeira semana é importante para apresentar os participantes ao telespectador e, se o futebol estivesse na grade, a edição de quarta só seria exibida às 0h, um horário com pouco público.

O "BBB21" é um dos maiores faturamentos da Globo. Somente neste ano, com patrocínios, a Globo vai faturar R$ 530 milhões. É o segundo pacote publicitário mais valioso da emissora, atrás justamente das transmissões de futebol.