Topo

COI diz que notícia sobre Olimpíada cancelada é 'categoricamente falsa'

Teste das medidas de segurança dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - REUTERS/Issei Kato
Teste das medidas de segurança dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 Imagem: REUTERS/Issei Kato

do UOL, em São Paulo

22/01/2021 09h23

O COI (Comitê Olímpico Internacional), por meio de comunicado oficial, classificou a especulação sobre o cancelamento da Olimpíada de Tóquio por conta da pandemia de coronavírus como "categoricamente falsa".

Divulgado hoje, o texto corrobora a versão dada pelo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, que desmentiu uma reportagem do jornal The Times e garantiu que os Jogos serão realizados em julho deste ano.

O comitê mostrou ainda estar "totalmente concentrado e comprometido com a realização bem-sucedida dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 este ano."

Leia o texto divulgado pelo COI:

Referimo-nos à declaração forte e clara que o governo japonês fez hoje, dizendo que o relatório é "categoricamente falso". Encontre a declaração aqui:

"Algumas notícias que circulam hoje afirmam que o governo do Japão concluiu em particular que as Olimpíadas de Tóquio terão que ser canceladas por causa do coronavírus. Isso é categoricamente falso.

Em uma reunião do Conselho Executivo do COI em julho do ano passado, foi acordado que a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seria realizada em 23 de julho deste ano, e o programa e locais para os Jogos foram remarcados de acordo com isto. Todas as partes envolvidas estão trabalhando juntos para se preparar para os Jogos de sucesso neste verão.

Implementaremos todas as medidas possíveis contra a covid-19 e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o COI, o Comitê Organizador de Tóquio 2020 e o Governo Metropolitano de Tóquio em nossos preparativos para a realização de Jogos seguros neste verão.

Junto com seus parceiros e amigos japoneses, o COI está totalmente concentrado e comprometido com a realização bem-sucedida dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 este ano."