Topo

Quarentena, narradores, uniformes: Mundial de Clubes é teste para Tóquio

O jornalista esportivo Cléber Machado: narrador será a voz do Mundial de Clubes na Globo - Divulgação/Globo
O jornalista esportivo Cléber Machado: narrador será a voz do Mundial de Clubes na Globo Imagem: Divulgação/Globo

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

21/01/2021 04h00

A Globo vai usar o Mundial de Clubes de 2020, em fevereiro, para testar os protocolos de cobertura para os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para julho. Assim como no evento do Qatar, os narradores ficam no Brasil. A emissora vai enviar número reduzido de profissionais para o Japão — equipe terá apenas repórteres e produtores.

A Globo avaliará erros e acertos no mês que vem para aumentar a segurança para seus contratados. A lista final de quem viajará para a Ásia sairá entre o fim de fevereiro e a primeira semana de março. Alguns nomes já estavam na primeira lista, definida antes da pandemia, como o apresentador Tiago Medeiros, da Globo Recife.

Todos os profissionais serão testados dias antes do embarque. Quem testar positivo é automaticamente tirado da lista e substituído, se houver tempo. Antes da viagem, a Globo também pede aos seus contratados que fiquem em casa de quarentena.

Também haverá quarentena no destino. Assim que chegarem ao Japão, os profissionais ficarão no quarto do hotel em que ficarão hospedados. Somente depois do período indicado pelo governo local vão sair às ruas para reportagens —no Qatar, essa quarentena será de sete dias. Por causa disso, os 11 jornalistas que farão a cobertura do Mundial de Clubes viajam para o Catar já na semana que vem.

Outro ponto será a higienização de uniformes de quem participará da cobertura in loco. A Globo vai entregar um número maior de uniformes para a cobertura e um profissional específico no país-sede será responsável pela limpeza. Pontos menores estão sendo discutidos ao longo da semana. Antes de viajar, todos os profissionais receberão um manual de protocolo.

O Mundial de Clubes será exibido pelo Sportv e terá a participação brasileira, com Palmeiras ou Santos, finalistas da Copa Libertadores. A transmissão da semifinal e da final será em TV aberta. Cléber Machado narrará as partidas do estúdio no Brasil. O primeiro jogo do representante brasileiro será no dia 7 de fevereiro, um domingo, às 15h. A Globo ainda estuda como ficará a programação, já que existem jogos marcados para o Campeonato Brasileiro às 16h. Existe a possibilidade de uma rodada dupla, com futebol das 15h às 19h.

Procurada para falar sobre o assunto, a Globo não se posicionou até a publicação da reportagem.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado, os profissionais que testarem positivo serão automaticamente tirados da lista e substituídos, e não os testes negativos. O erro foi corrigido.