Topo

Arthur do BBB deixou clube após problema no coração; pai fala em armação

Arthur tentou carreira no futebol antes de se tornar instrutor de crossfit - Reprodução/Instagram
Arthur tentou carreira no futebol antes de se tornar instrutor de crossfit Imagem: Reprodução/Instagram

Beatriz Cesarini e Thiago Tassi

Do UOL, em São Paulo

20/01/2021 14h07

Arthur Picoli foi o primeiro participante do grupo pipoca a ser anunciado na 21ª edição do Big Brother Brasil. O capixaba de 26 anos é instrutor de Crossfit, mas antes de embarcar na carreira tentou realizar o sonho de muitos brasileiros: ser jogador profissional de futebol. Sua primeira grande chance foi no Atlético-GO, mas ele acabou dispensado por problemas no coração. A família do Brother acredita que a agremiação de Goiás "armou" para romper o contrato, versão que o clube rebate.

Com 14 anos de idade, Arthur deixou a cidade de Conduru (ES) para tentar a vida nos gramados. A família, fanática por futebol, sempre foi a principal incentivadora e aceitou a sua saída precoce de casa.

"O Arthur foi para Goiás para tentar a carreira como jogador de futebol profissional, e foi uma decisão muito difícil, porque ele acabou saindo de casa muito novo, aos 14 anos. Apesar disso, tudo foi sempre acordado com os pais, eles sempre tiveram presentes e apoiando os sonhos dele", contou Victor Louzada, primo do BBB, ao UOL Esporte.

A primeira equipe conhecida no cenário nacional a dar espaço para o jovem foi o Atlético-GO. Por meio da assessoria do Brother, o pai conta que Arthur recebeu a oportunidade em 2009. Dois anos depois, no entanto, foi dispensado após exames de eletrocardiograma apresentarem uma alteração.

O pai de Arthur acredita que houve armação. "No segundo ano [de Atlético-GO], na volta da apresentação e com mudança da diretoria, nos exames de coração deu uma alteração nos resultados. Creio que armaram para dispensar [o Arthur]. Retornando para casa, foi feito na cidade de Castelo (ES) uma bateria de exames, e todos os resultados foram satisfatórios, não havendo alteração nenhuma", declarou José Picoli.

Atlético-GO diz que diretoria é a mesma desde 2005

Preocupado com o compromisso contra o Botafogo, hoje (20), pelo Campeonato Brasileiro, o Dragão preferiu, até o fechamento desta matéria, não se aprofundar no caso de Arthur. Procurados pela reportagem, os goianos apenas afirmaram que a diretoria é a mesma desde 2005, quando houve uma reformulação no clube.

"Hoje temos o jogo mais importante da temporada e vamos focar, por motivos de equipe reduzida, no jogo. O Atlético não teve mudança de diretoria nos últimos 15 anos, o mesmo grupo que reergueu o clube em 2005 está até hoje", afirmou o clube, por meio de sua assessoria, ao UOL Esporte.

Participante do BBB 21, Arthur Picoli tentou ser jogador de futebol - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Participante do BBB 21, Arthur Picoli tentou ser jogador de futebol
Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur desistiu do futebol por falta de dinheiro

Depois de deixar o Atlético-GO, em 2011, Arthur Picoli defendeu dois clubes: Itaberaí Esporte Clube e Castelo FC (veja abaixo os registros do atual BBB na CBF).

Contratos de futebol de Arthur Picoli, participante do BBB, registrados na CBF - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante o período em que estava no Castelo FC, Arthur passou por testes na Ponte Preta. Ele foi aprovado, mas não conseguiu seguir na cidade de Campinas.

"Na mudança de diretores da base, desceram alguns jogadores que estavam treinando no profissional, e não tinha como [Arthur] ficar alojado, e ele voltou para o Castelo FC", relata o pai.

Arthur se considerava um jogador do estilo que chamava a responsabilidade para si. "Eu era titular e capitão dos times que joguei. Era um líder. Recebi 25 cartões vermelhos na minha carreira, mas ganhei mais títulos do que fui expulso", contou, em entrevista ao Gshow.

A família conta que o BBB ficou por meses sem receber salário, mas nem por isso Arthur desistiu do esporte. Ele cursou educação física, deu aulas em escolas e assou a atuar como instrutor de crossfit no Rio de Janeiro.

"O Arthur sempre foi muito ativo, fazia natação e tudo... Aí ele tentou a carreira no futsal e no futebol e acabou não dando certo. Ele desistiu por não ter conseguido sucesso e retorno financeiro. Assim, ele focou nos estudos, concluiu o ensino médio e entrou na faculdade de Educação Física. Logo que se formou, começou a dar aula em academias em Castelo mesmo e construiu um projeto social relacionado ao esporte até que se descobriu no crossfit. Hoje ele atua em uma das maiores academias da modalidade", contou a irmã Thais Louzada ao UOL Esporte.

Nome em homenagem a Zico

Arthur Picoli, membro do BBB 21, ao lado do pai em jogo do Flamengo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Arthur ao lado do pai em jogo do Flamengo
Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur tem uma paixão no futebol: o Flamengo. O amor pelo clube rubro-negro surgiu por causa do pai José, também flamenguista e muito fã de Zico (veja na imagem o participante do BBB no Maracanã). Aliás, o nome do brother tem inspiração no Galinho, que se chama Arthur Antunes Coimbra.

Em suas redes sociais, Arthur mostra o amor pelo Flamengo. Os vizinhos do participante do BBB vão reconhecê-lo se ouvir um grito dele na casa mais vigiada do país. O motivo: as comemorações exaltadas em dias de jogos do clube do coração.