Topo

Globo e SBT disputam os direitos do Campeonato Cearense em 2021

Tinga comemora gol do Fortaleza na decisão do Campeonato Cearense 2020 contra o Ceará - Kely Pereira/AGIF
Tinga comemora gol do Fortaleza na decisão do Campeonato Cearense 2020 contra o Ceará Imagem: Kely Pereira/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

22/12/2020 04h00

A TV Verdes Mares e a TV Jangadeiro, afiliadas de Globo e SBT, respectivamente, disputam os direitos de transmissão do Campeonato Cearense 2021. As emissoras estão em negociações com a Federação Cearense de Futebol para exibir o Estadual a partir de março do ano que vem. A briga tem motivo: o torneio está bem valorizado depois da grande audiência que marcou os jogos finais do campeonato de 2020.

Até 2020, a Verdes Mares pagava R$ 1,6 milhão por ano para exibir o Cearense com exclusividade, com aporte da Globo no Rio de Janeiro. Segundo apurou o UOL Esporte, ela ainda é a favorita para mostrar a disputa em 2021.

A emissora espera uma decisão da Globo a respeito de um aporte financeiro para comprar os jogos para o Premiere, o que aumentaria a sua proposta pelo Cearense. Caso a Globo não injete dinheiro para os jogos em pay-per-view, a Verdes Mares terá que negociar uma cota menor para os clubes.

Já a TV Jangadeiro quer os direitos para aumentar o seu projeto esportivo, que já conta com a Copa do Nordeste desde 2018. Para o canal, seria uma forma de consolidar a emissora como "a casa do futebol cearense". Uma proposta formal pelo Cearense já foi feita. A direção do SBT em São Paulo está ciente e prometeu ajudar na divulgação de partidas em telejornais e no "Arena SBT", seu programa esportivo.

Bons números de audiência

Nos bastidores, o fato é o assunto mais falado em ambas as emissoras. Os índices da final do Campeonato Cearense 2020 explicam tanto interesse. Vencido pelo Fortaleza em clássico contra o Ceará no dia 21 de outubro por 1 a 0, a transmissão da TV Verdes Mares/Globo marcou 38 pontos de audiência, com picos de 42. Somadas, Record e SBT marcaram 10 pontos. Cada ponto de audiência equivale a 36 mil espectadores.

Neste ano, com a semifinal da Copa do Nordeste também entre os clubes cearenses, a TV Jangadeiro também conseguiu bons números. No dia 27 de julho, com uma vitória do Ceará sobre o Fortaleza por 1 a 0, a Jangadeiro/SBT marcou 28 pontos de audiência, com picos de 34. A Verdes Mares/Globo obteve 21.