Topo

Bahia

Bahia demite Mano. Ramírez é afastado após ser acusado de racismo

Gerson, do Flamengo, disputa bola com Ramírez, do Bahia, em partida do Brasileirão - Alexandre Vidal/Flamengo
Gerson, do Flamengo, disputa bola com Ramírez, do Bahia, em partida do Brasileirão Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/12/2020 22h06Atualizada em 21/12/2020 11h37

Na madrugada desta segunda-feira (21), o Bahia postou em seu Twitter o afastamento do jogador Indio Ramírez, acusado de racismo pelo Gerson do Flamengo, durante a partida da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após o jogo, o volante do time carioca deu um depoimento forte, acusando o colombiano Índio Ramírez, da equipe adversária, de uma ofensa racista. O camisa 8 também cobrou respeito do técnico adversário, Mano Menezes, que, segundo ele, teria minimizado o incidente.

"O Ramírez, quando a gente tomou o segundo gol, não me lembro, reclamou do Bruno [Henrique]. E ele falou bem assim para mim: 'Cala a boca, negro'. Isso eu nunca sofri, em toda a minha carreira profissional, e não aceito. Não aceito. E o Mano, o Mano precisa respeitar", desabafou o jogador ao "Premiere".

Em nota, o Tricolor afirma que "
decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração."

Além disso, o comunicado diz que "é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza."


Confira a nota abaixo

"O Esporte Clube Bahia vem a público se manifestar sobre a denúncia de racismo feita pelo atleta Gerson, do Flamengo, ocorrida na noite deste domingo (20).

O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave.

O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza.

Assim, decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração.

O presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson a fim de prestar solidariedade."


Mano Menezes não é mais técnico do Bahia. Após derrota para o Flamengo, o Tricolor também usou as redes sociais para anunciar o desligamento do treinador.

"O Esporte Clube Bahia comunica que Mano Menezes não é mais o técnico do Esquadrão", comunicou o clube em seu perfil oficial no Twitter.

O Bahia é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 28 pontos, mesma pontuação do Vasco, 17º colocado.

No Twitter, o treinador falou sobre a demissão: "Comunicamos que Mano Menezes não é mais o técnico do Bahia. Foi o entendimento dos dois lados, compreendendo em conjunto que era hora de interromper os trabalhos".

Bahia