Topo

Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio e da Copa 2022, decide tribunal

Do UOL, em São Paulo

17/12/2020 11h38Atualizada em 17/12/2020 18h23

O CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) emitiu parecer desfavorável para a participação da Rússia na Olimpíada de Tóquio após um recurso movido pela agência antidoping local. Com isto, o país está proibido de enviar atletas à competição, que tem previsão para acontecer em julho de 2021.

A punição também vale, na prática, para a Copa do Mundo do Qatar, já que serve para qualquer esporte e vai até o dia 16 de dezembro de 2022 - o torneio futebolístico começará no fim de novembro.

"O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA", iniciou o tribunal.

A punição, no entanto, passou de quatro para dois anos, de acordo com o CAS. "Como consequência, o painel emitiu uma série de ordens que entram em vigor em 17 de dezembro de 2020 por um período de dois anos, ou seja, até 16 de dezembro de 2022."

Diante disso, atletas russos até podem participar de competições internacionais, desde que "o uniforme usado não contenha a bandeira da Federação Russa e contenha as palavras 'atleta neutro', mas sem nenhuma alusão ao país". Isso obriga a criação de equipes e uniformes sem identidade.

O país havia sido banido de participar de competições internacionais após uma decisão da WADA (Agência Mundial Antidoping). O motivo era o escândalo de doping em atletas russos.

Bandeira e hino também banidos

Na decisão, o tribunal proibiu que "a bandeira da Federação Russa (atual ou histórica) seja transportada ou exibida em qualquer local oficial ou área controlada" em qualquer evento de porte mundial.

O hino nacional russo também não pode ser "tocado ou cantado em nenhum local oficial de eventos" durante o período de dois anos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio e da Copa 2022, decide tribunal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas 2020