Topo

Héber R. Lopes faz gesto contra racismo antes de jogo e ganha elogios

Héber Roberto Lopes se manifestou contra o racismo antes de Red Bull Bragantino x Fortaleza - Reprodução/SporTV
Héber Roberto Lopes se manifestou contra o racismo antes de Red Bull Bragantino x Fortaleza Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/12/2020 17h41

Antes da vitória do Red Bull Bragantino sobre o Fortaleza por 2 a 1, ontem, em Bragança Paulista, pelo Campeonato Brasileiro, o árbitro Héber Roberto Lopes levantou a mão direita com o punho cerrado em um gesto contra o racismo e ganhou elogios pela atitude.

O gesto foi feito justamente na semana em que o preconceito voltou a ser assunto no universo do futebol por conta de uma acusação de racismo por parte do quarto árbitro do jogo PSG x Istanbul Basaksehir, na Liga dos Campeões da Europa.

"Antes do início, o Héber faz esse gesto contra o racismo. Muito bom a arbitragem se posicionar. Vejo isso como algo positivo. Ele fez durante o minuto de silêncio. Algo muito importante. Todos devemos nos posicionar (...) O Héber, no tamanho dele, recordista de jogos no Campeonato Brasileiro, se posicionou", disse Sálvio Spínola, comentarista de arbitragem do Grupo Globo, em participação no Troca de Passes, ontem.

Marcelo Barreto, apresentador da atração, afirmou que a atitude merece aplausos e que é representativa justamente porque um árbitro foi acusado de racismo durante a semana.

"Merece aplauso. Registro importante. Até porque o caso de racismo amplamente debatido nessa semana envolve o quarteto de arbitragem", complementou.