Topo

Band desiste de adquirir direitos da Copa América 2021

Jogadores da seleção brasileira pouco antes de receberem o troféu da Copa América 2019 - Kaz Photography/Getty Images
Jogadores da seleção brasileira pouco antes de receberem o troféu da Copa América 2019 Imagem: Kaz Photography/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/12/2020 11h00

A Band desistiu de adquirir os direitos de transmissão da Copa América - pelo menos por enquanto. Dois fatores foram considerados primordiais para que a emissora paulista abrisse mão do negócio. O primeiro foi o tempo de contrato pedido pela Dentsu, empresa japonesa responsável pela organização e negociação da exibição do torneio nas TVs de todo o mundo. O segundo foi o valor pedido e a forma de pagamento para que a emissora exibisse os jogos.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a Dentsu ofereceu os direitos até 2028 por US$ 11 milhões (R$ 55,7 milhões na cotação atual). A Band não quis pagar pelo valor por um contrato a longo prazo, e propôs uma negociação pontual, apenas para a edição de 2021 do torneio, que será sediada por Argentina e Colômbia. A Dentsu recusou porque deseja um contrato longo para cumprir metas comerciais. A negociação, então, não foi para a frente.

Outro ponto é que a Dentsu queria um pagamento à vista deste valor. Nesse momento, a Band só tem adquirido eventos em um modelo de sociedade, com parte do valor sendo paga à vista e outra com parte dos anunciantes conseguidos para as transmissões.

Um dos motivos da busca por uma TV é a falta de disposição da Globo em conversar. A emissora carioca entende que, neste momento, não é uma prioridade discutir o assunto. Com isso, a Dentsu segue aberta a propostas. A empresa japonesa já procurou Band, SBT e Disney, dona dos canais ESPN e Fox Sports. A Dentsu não tem pressa em fechar um acordo e as tratativas devem avançar apenas no início do ano que vem.

A última Copa América, realizada em 2019, foi exibida pelo Grupo Globo nas TVs aberta e fechada. O próximo torneio aconteceria este ano, mas por causa da pandemia do novo coronavírus foi adiado para 2021.