Topo

Alex Tseng desabafa contra preconceito no Brasil: 'Hipócritas'

Alex Tseng, jornalista da ESPN Brasil, e parte de sua coleção de camisas - ESPN/Divulgação
Alex Tseng, jornalista da ESPN Brasil, e parte de sua coleção de camisas Imagem: ESPN/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/12/2020 10h13

Apresentador dos canais ESPN, Alex Tseng voltou a falar sobre racismo e xenofobia na sociedade brasileira, após o quarto árbitro do jogo PSG x Istanbul Basaksehir ser acusado de preconceito racial e a partida ser paralisada e completada apenas no dia seguinte.

Filho de chineses, Tseng afirmou que os brasileiros racistas e xenófobos são hipócritas, na verdade. O jornalista disse que muitos que criticam a vacina chinesa, por exemplo, gostam de comprar mercadorias oriundas do país asiático.

"Naquele dia, um dia após Olympique de Marselha x PSG, eu fiz uma série de críticas e deixei clara minha posição. Recebi apoios e críticas. A quem me apoiou, obrigado, mas não estou procurando confete. A você, que criticou, você merece meu desprezo, mas não será esse momento. Quero dizer a você, que é racista, que acha xenofobia legal. Você é preconceituoso e hipócrita", disse o apresentador no Futebol no Mundo, ontem

"Estamos no Natal e há a chance de você sair de casa, esperando que a vacina chegue - nem que seja chinesa - e que se aglomere para comprar um presente 'made in China'. O que você tem a dizer neste momento? Que é legal a vacina chinesa? Mas, ao mesmo tempo, fala que se a vacina for chinesa, não vai tomar, vai tomar outra. Se aparecer a chinesa primeiro, você não vai tomar?", continuou.

Alex Tseng ainda disse, se referindo aos que considera preconceituosos, que não conta com a audiência deles e refletiu que há poucos negros e também poucos orientais, como ele, na mídia brasileira.

"Então, por favor, você que tem esses pensamentos ultra reacionários, de racismo, de achar que oriental é tudo igual, mude de canal. Não precisamos de você. E se quiser continuar criticando, você continuará sendo preconceituoso. Um agradecimento especial ao Grupo Disney de comunicação. Aqui tem um chinês trabalhando. Quantos chineses têm na mídia brasileira? Quantos negros? É hora de refletir", completou.