Topo

"Fazenda" desequilibra e SBT fica em 3º com Palmeiras na Libertadores em SP

Gustavo Gómez disputa bola com Cáceres durante Libertad x Palmeiras - Norberto Duarte - Pool/Getty Images
Gustavo Gómez disputa bola com Cáceres durante Libertad x Palmeiras Imagem: Norberto Duarte - Pool/Getty Images

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

09/12/2020 00h17

Por muito pouco, o SBT não conseguiu vencer a Record pela primeira vez desde que adquiriu a Libertadores da América, em setembro, em São Paulo. Nesta terça (8), com Libertad (PAR) 1 x 1 Palmeiras pelas quartas de final do mata-mata continental, a emissora de Silvio Santos chegou a superar a sua principal concorrente no primeiro tempo. Porém, com o início do reality show "A Fazenda 12", a Record virou o jogo e assegurou a vice-liderança no horário. A Globo viu de longe a briga e manteve-se em primeiro lugar.

Segundo dados prévios, obtidos pelo UOL Esporte, a partida narrada por Téo José e comentada por Jorginho e Mauro Beting, das 21h30 às 23h27, marcou 9,4 pontos de média com picos de 11. No mesmo horário, a Record fechou com 9,8 pontos, exibindo as novelas "Amor Sem Igual" e "Jesus", além de "A Fazenda 12". A Globo obteve 26,0 pontos com o "Jornal Nacional", a novela "A Força do Querer" e o "The Voice Brasil". Band, Cultura e RedeTV! empataram com 1 ponto cada uma.

De início, parecia que o tabu seria quebrado. A partida ficou na vice-liderança inicialmente. Na média dos primeiros 45 minutos, o SBT marcou 9,7 pontos com picos de 11 contra 8,6 da Record e 28,8 da Globo. O pico foi justamente logo após o momento do gol brasileiro, marcado pelo zagueiro Gustavo Goméz, aos 38 minutos da primeira parte. No confronto contra a novela "Jesus", da Record, o SBT chegou, em dado momento, a colocar uma diferença de 10,2 a 6,8 pontos — a maior até aqui do SBT na competição contra a Record.

Já na etapa final, o jogo virou. A Record assumiu o segundo lugar assim que o reality show "A Fazenda 12", comandado por Marcos Mion, entrou no ar — o reality chegou rapidamente aos 14 pontos. O SBT estacionou com 9 pontos. Após o fim da novela das 21h da Globo, o jogo do Palmeiras chegou a atingir 11 pontos de audiência novamente, mas não o suficiente para celebrar um triunfo e a segunda colocação.

Vale ressaltar que, mesmo assim, o resultado anima o SBT pelo fator da disputa mais acirrada. O reality de confinamento terminará no próximo dia 17 deste mês. Sem seu principal programa, a briga pelo segundo lugar de Ibope deve ficar mais equilibrada com a Record, e sem a opção forte no canal ao lado, os jogos exibidos pelo canal de Silvio Santos devem ter índices melhores.

Na semana que vem (15), o SBT volta a mostrar Palmeiras x Libertad (PAR), pelo jogo de volta, a partir das 21h30 (horário de Brasília). As semifinais e finais só vão acontecer em janeiro de 2021, e o SBT exibirá a final no Macaranã mesmo se um brasileiro não chegar lá.