Topo

Narrador do EI se revolta com racismo em PSG x Istanbul: 'É repugnante'

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 18h10

Após a suspensão da partida entre PSG e Instanbul, pela Liga dos Campeões, após o quarto árbitro romeno Sebastian Soltescu proferir ofensas racistas ex-jogador e membro da comissão técnica do time turco, Pierre Webó, o narrador do Esporte Interativo, Jorge Iggor, fez um longo desabafo na transmissão.

"Chegamos ao ponto mais baixo, mais rasteiro, mais inadmissível da intolerância, da estupidez das relações humanas. Uma autoridade. E tudo é desprezível, tudo é repugnante. Todos os episódios anteriores que vimos são repugnantes e graves. De jogador ofendendo jogador, de torcedor proferindo ofensa racial, xenofobia, mas hoje foi pior. Hoje a gente conseguiu... Se alguém duvidava que era possível chegar em um ponto mais baixo, a gente chegou hoje", disse.

"Uma autoridade, o quarto árbitro, ele está ali para aplicar regras, ofender racialmente um jogador é de dar nojo. Olha o nível que nós estamos.
E ainda vai ter gente dizendo que não existe racismo, que não existe intolerância. Tem gente que tem a capacidade, o cinismo, a petulância de negar o óbvio, a realidade que a gente vê todos os dias, que está nos estádios, que a gente vê no shopping, no farol, em qualquer lugar", continuou.

"É para esfregar na cara de quem acha que é discurso político, que é balela, que é conversa fiada. Para quem não sente na pele, fica muito mais fácil falar em conversa fiada. Sinta na pele, perceba os episódios. Constate com seus olhos que a realidade está aí. E quando a gente vê o árbitro... Olha eu fico feliz com os avanços que fizemos nos últimos anos, mas quando eu vejo um árbitro, uma autoridade, cometer uma barbaridade dessa, eu desanimo. Por que apesar dos avanços, a gente ainda tem muito o que fazer para mudar isso", disse. "Esse jogo não pode ser retomado!", finalizou.

Comentarista da partida, Mauro Beting afirmou que se a partida fosse retomada, ele não continuaria o trabalho. "Eu sou um cumpridor de escalas, mas não comento o jogo. Vou estar aqui, mas não comento o jogo. Não é para ter jogo", decidiu. "Eu não torço para ninguém na Liga dos Campeões, mas torço agora para que não tenhamos jogo hoje'.