Topo

Beting se revolta após racismo em PSG x Istanbul: 'Não vou comentar o jogo'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 18h12

O comentarista Mauro Beting, do Esporte Interativo, afirmou que não iria comentar PSG x Istanbul Basaksehir caso a partida fosse reiniciada na tarde de hoje. O jogo foi paralisado antes dos 15 minutos por conta de uma suposta ofensa racista do quarto árbitro contra um membro da comissão técnica do time turco.

Os jogadores das duas equipes deixaram o campo e a partida foi suspesa por tempo indeterminado pela Uefa. O confronto estava sendo disputado no Parque dos Príncipes.

"É um negócio desumano se recomeçar o jogo. É o mínimo de humanidade e respeito que a gente quer. Repito: se tiver jogo, não vou comentar. Isso não é brincadeira, é muito sério", disse o jornalista durante a transmissão do EI no Facebook.

Antes dele, o narrador Jorge Iggor também fez um longo desabafo por conta do episódio.

"Chegamos ao ponto mais baixo, mais rasteiro, mais inadmissível da intolerância, da estupidez das relações humanas. Uma autoridade. E tudo é desprezível, tudo é repugnante. Todos os episódios anteriores que vimos são repugnantes e graves. De jogador ofendendo jogador, de torcedor proferindo ofensa racial, xenofobia, mas hoje foi pior. Hoje a gente conseguiu... Se alguém duvidava que era possível chegar em um ponto mais baixo, a gente chegou hoje", disse.

Inicialmente, a Uefa informou apenas a suspensão da partida. Posteriormente, a entidade programou o reinício para as 18h (de Brasília), mas acabou optando pela suspensão em definitivo nesta terça-feira.

O jogo no Parque dos Príncipes, em Paris, foi interrompido pouco antes dos 15 minutos do primeiro tempo após Demba Ba apontar a ofensa racista feita pelo quarto árbitro. O jogador recebeu cartão vermelho.

A ofensa teria sido feita ao ex-jogador camaronês Pierre Webo, membro da comissão técnica do Basaksehir. Demba Ba foi flagrado pela transmissão interpelando o quarto árbitro. "Você nunca diz: 'este cara branco', você diz 'este cara'. Então me ouça, por que quando você menciona um cara negro você diz 'este cara negro?", questionou Demba Ba.

Imediatamente, os atletas dos dois times foram conversar com o árbitro. Leonardo, diretor de futebol do PSG, também entrou em campo.

Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir faziam confronto decisivo no Grupo H da Liga dos Campeões. O time francês precisava somente de um empate para assegurar classificação às oitavas de final da competição.