Topo

Globo contrata Renata Silveira, primeira narradora de futebol da emissora

Renata Silveira, nova narradora do Grupo Globo - Divulgação
Renata Silveira, nova narradora do Grupo Globo Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2020 11h07

O Grupo Globo anunciou hoje a contratação de Renata Silveira, que deve estrear em 2021. Ela será a primeira narradora de futebol da emissora - que já teve mulheres comandando transmissões de outros esportes.

"Estou muito feliz com tudo que está acontecendo comigo em tão pouco tempo de carreira. Chegar ao Esporte da Globo é a realização de um sonho. Uma mulher narrando ainda é uma novidade, por isso minha responsabilidade é muito grande. Vou continuar estudando bastante, como sempre fiz, para fazer o melhor em todas as oportunidades", disse Renata Silveira.

Quebrando tabus

Renata Silveira se junta às comentaristas Ana Thaís Matos, Renata Mendonça e Nadine Bastos - especializada em arbitragem - na equipe feminina do futebol do Grupo Globo.

"Estamos quebrando várias barreiras e desbravando muitas coisas. Ser uma das primeiras a fazer isso, mostrar que é possível, é muito legal. Confesso que não sabia o tamanho real deste papel. Hoje, a ficha vai caindo aos poucos e poder servir de inspiração para outras mulheres é o mais bacana de tudo isso", complementou a narradora.

O que diz a Disney/Fox

Segundo a reportagem do UOL Esporte apurou, a Disney, dona da Fox Sports, fez uma proposta para cobrir os valores oferecidos pela Globo para manter Renata em seu elenco, mas a narradora decidiu deixar a emissora para ter uma oportunidade de fazer transmissões na TV aberta.

A Disney não se pronunciou especificamente sobre a saída de Renata. A empresa soltou o comunicado padrão que tem mandado com a reformulação da equipe do Fox Sports. "Nosso pilar de esportes está passando por um processo de transformação para oferecer um conteúdo ainda mais variado e qualificado para a audiência do Brasil. A reformulação faz parte do planejamento da Companhia que seguirá investindo em sua programação esportiva, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes."

A carreira de Renata

Renata Silveira iniciou a carreira de narradora na Rádio Globo, em 2014, quando venceu o concurso 'Garota da Voz' e foi a primeira mulher a narrar uma Copa do Mundo. Desde 2018, estava no Fox Sports, onde comandou transmissões da Copa do Mundo de 2018, da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões feminina.