Topo

Fla x Racing: Fox fará 1ª transmissão do estádio no Brasil durante pandemia

João Guilherme e Zinho na cabine da Fox no Maracanã em 1 de dezembro de 2020 - Reprodução
João Guilherme e Zinho na cabine da Fox no Maracanã em 1 de dezembro de 2020 Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

01/12/2020 20h01

O Grupo Disney decidiu realizar o primeiro jogo com equipe de transmissão no estádio da TV brasileira desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, com as oitavas de final da Libertadores da América. O duelo de hoje (1) entre Flamengo e Racing, às 21h30, no Maracanã, terá transmissão in loco do narrador João Guilherme e do ex-jogador e comentarista Zinho.

Tal fato só foi possível após a Conmebol flexibilizar seu protocolo e permitir um número maior de profissionais de imprensa nos estádios a partir do mata-mata da competição. O objetivo do Fox Sports com isso é tentar recuperar o ambiente quente de uma partida importante, mesmo sem torcida. .

Testes na equipe

A empresa americana procurou se cercar de cuidados para realizar a ideia. O narrador e o ex-jogador realizaram testes para covid-19 - ambos negativos - antes da partida e só puderam entrar no local após cumprir o protocolo de segurança montado pela própria Conmebol e que impede que estranhos e torcida estejam no estádio.

Mauro Cezar Pereira, o outro comentarista da partida e colunista do UOL, e Carlos Simon, vão trabalhar diretamente de casa. A transmissão no estádio é uma novidade diante da rigidez da Disney em meio à pandemia. Programas jornalísticos e debates esportivos diários, por exemplo, estão sendo realizados remotamente e sem nenhuma previsão de retorno aos estúdios até o momento. Se a experiência no estádio hoje der certo, outras experiências podem ocorrer na Libertadores desta temporada.

Para quem trabalha na emissora, o fato pode ajudar a angariar ainda mais audiência. Na semana passada, com Racing 1 x 1 Flamengo, o Fox Sports marcou 6 pontos de Ibope com picos de 7 na média do Painel Nacional de Televsão (PNT) da TV paga - composta pelas 15 principais metrópoles do Brasil. Com o resultado, o grupo obteve sua segunda melhor audiência no ano, perdendo apenas para Barcelona (EQU) x Flamengo, no dia 22 de setembro, também pela competição continental.

O jogo que também foi narrado por João Guilherme com comentários de Mauro Cezar, Zinho e Carlos Simon foi líder geral da TV por assinatura entre todos os canais pagos. Contando os abertos, perdeu penas para Globo, Record e SBT, que também fez o jogo.