Topo

Rugby: capitão da Argentina exclui Twitter após posts racistas viralizarem

Pablo Matera é capitão da seleção argentina de Rugby - Divulgação/Los Pumas
Pablo Matera é capitão da seleção argentina de Rugby Imagem: Divulgação/Los Pumas

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 19h24

Pablo Matera, capitão da seleção de rugby da Argentina, deletou sua conta no Twitter após posts antigos com mensagens de cunho racista virem à tona entre os seguidores.

Segundo o site 'TyC Sports', a primeira mensagem a viralizar foi escrita em 2012, quando Matera tinha 19 anos. "Bela manhã para sair de carro e pisar nos negros", escreveu. Ele apagou a conta logo em seguida, mas a essa altura, prints já circulavam em todo o site.

O jogador de rugby também compartilhou outras mensagens com ofensas a judeus, bolivianos, paraguaios e mulheres. "O ódio aos bolivianos, paraguaios, etc", diz outro post.

Depois do ocorrido, Pablo Matera, atualmente com 27 anos, não se pronunciou sobre os posts.

Polêmica com homenagem a Maradona

Matera estava na partida contra a seleção da Nova Zelândia, os All Blacks, no último sábado, quando um haka foi feito em homenagem a Maradona. O jogo casou polêmica na Argentina, já que a homenagem feita pela equipe nacional, uma pulseira preta, foi considerada muito simples.

No perfil da seleção no Twitter, o jogador foi o porta-voz do pedido de desculpas. "Sabemos que a homenagem que fizemos para Diego causou decepção, mas queremos dizer que de nenhuma maneira foi nossa intenção. Queremos pedir desculpas, e dizer que Diego está sempre presente, e é uma pessoa de suma importância para a equipe".