Topo

Além do futebol: Maradona já deu nome a cão personagem de novela da Globo

Diego Maradona comemora gol contra a Rússia na Copa do Mundo de 1990  - Getty Images/Hulton Archive
Diego Maradona comemora gol contra a Rússia na Copa do Mundo de 1990 Imagem: Getty Images/Hulton Archive

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/11/2020 16h39

Que Diego Armando Maradona influenciou gerações no futebol, isso ninguém discute. Mas o legado do ídolo argentino, que morreu hoje após parada cardiorrespiratória, vai muito além do esporte. Prova disso é que o craque foi inspiração para um carismático personagem de novela da Globo.

Entre 1989 e 1990, a emissora exibiu "Top Model" — novela de Antonio Calmon e Walther Negrão. Em meio a nomes como Malu Mader, Nuno Leal Maia, Cecil Thiré, Marcelo Faria, Susana Vieira e Rita Lee, um personagem roubou a cena: o mascote Maradona. O cachorro da família Gaspar, batizado com o nome do ex-jogador, foi um dos destaques da produção.

O cão Maradona dava um show nas telinhas. Reclamava com movimentos de cabeça, tapava os olhos com as patas, ficava em pé, dava cambalhotas, pulava obstáculos... Em resumo, fazia de tudo.

"Top Model" teve grande audiência na época de sua exibição. Ela foi ao ar como "novela das sete".

Inspiração para o nome que batizou o cachorro protagonista, Diego Maradona abalou o mundo do futebol com a sua morte nesta quarta-feira.

A saúde do craque argentino já estava precária desde o início do mês, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma "baixa anímica, anemia e desidratação" e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.

Maradona passou mal pela manhã. Segundo a imprensa argentina, seis ambulâncias foram chamadas para atender o ex-jogador, mas os médicos não conseguiram salvá-lo.

Antes dos problemas de saúde, o campeão mundial pela Argentina em 1986 trabalhava como técnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata.