Topo

Vannucci cobriu 6 Copas e foi maior do que vídeo polêmico que viralizou

Fernando Vannucci  - Alexandre Rezende/Folhapress
Fernando Vannucci Imagem: Alexandre Rezende/Folhapress

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/2020 18h21

Fernando Vannucci deixou muita história na televisão brasileira. Mas engana-se quem pensa que o jornalista, que morreu hoje aos 69 anos, foi apenas polêmicas e um vídeo que viralizou na internet na Copa do Mundo de 2006. Em mais de cinco décadas de profissão, ele teve uma carreira recheada de bons momentos.

Nesta terça-feira, o jornalista, radialista e apresentador deu entrada no hospital às 14h (de Brasília) após mal-estar. Ele havia sofrido um infarto em abril do ano passado que o deixou debilitado.

Vannucci trabalhou na TV Globo, Bandeirantes, TV Record e RedeTV!. Seu último trabalho foi na Rede Brasil de Televisão.

Relembre momentos marcantes da carreira de Fernando Vannucci:

6 Copas do Mundo

São poucos os profissionais quem podem ser orgulhar de ter a cobertura de seis Copas do Mundo no currículo. O jornalista trabalhou em seis edições de Mundiais durante a sua passagem pela Rede Globo — 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998. Ele ficou na emissora até 1999.

Quebrou padrão e virou ídolo nacional

Fernando Vannucci estreou na TV Globo nacional em 1977 e foi, ao lado de Léo Batista, um dos primeiros apresentadores do Globo Esporte, que estrearia em agosto do ano seguinte. Rosto conhecido em todas as coberturas e programas esportivos da maior emissora do país, ele sente que ficou famoso de verdade justamente em uma cobertura que não participou: "Eu esperava ir para a Copa do Mundo no México, em 1986, mas quando saiu a escalação meu nome não estava", relembra.

O jornalista havia sido "reservado" por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de operações da emissora à época, para ancorar um programa chamado "Copa 86" dos estúdios no Rio de Janeiro.

Ele foi a cara da Copa do Mundo na TV Globo, com aparições ao longo da programação e estúdio dividido com o capitão do Tri, Carlos Alberto Torres, José Roberto Wright, os comentaristas Zagallo e Rubens Minelli e os humoristas Chico Anysio e João Kleber. Após a eliminação do Brasil para a França nas quartas de final, Vannucci chorou ao vivo no Jornal Nacional enquanto lia um poema escrito por Afonso Romano de Sant'Anna escolhido por Armando Nogueira. "Isso provocou uma explosão na televisão", relembra o âncora, que, naquela época, conheceu pessoas "do Brasil inteiro" e fez amigos famosos, como o cantor Juca Chaves.

'Alô, você!'

Quem acompanhou Vannucci na TV certamente se lembra de seu tradicional bordão: "Alô, você!"

O curioso é que a frase surgiu como um recado para uma ex-namorada do apresentador. "Era pra uma pessoa, pra Suzane. Nós tínhamos terminado o nosso namoro e eu estava morrendo de saudade dela (...) Ela nunca soube disso", contou Vannucci em entrevista ao UOL.

Saída da Globo foi por causa de 'lanche' ao vivo

Apesar da longa história da Globo, a saída da emissora não foi do jeito que muitos imaginavam. Ou melhor, poucos poderiam adivinhar que o motivo da demissão seria um "lanchinho".

Acontece que Vannucci acabou flagrado ao vivo durante edição do Esporte Espetacular, em 1998, enquanto terminava de engolir um pedaço de pão. Foi o suficiente para ir parar na geladeira. Ele atribuiu o atrito à atuação de um diretor da divisão de esportes da emissora.

"Ele sempre teve um certo ciúmes de mim, por inúmeras razões. Uma delas era que eu ganhava mais do que ele. Me parece que ele estava esperando o momento para dar uma limpada, então eu cometi um erro e isso aconteceu", relembrou.

A África é logo ali

Em 2006, logo após ao término da Copa do Mundo na Alemanha, Vannucci protagonizou um episódio que viralizou na internet. Quando o YouTube ainda dava os seus primeiros passos, o jornalista bombou na web com o vídeo "A África é logo ali".

Na ocasião, ele foi acusado pelos telespectadores de ter apresentado o programa "Bola da Rede", da RedeTV!, embriagado. O motivo, no entanto, foi um remédio que o jornalista tomou pouco antes de entrar no ar.

Copa de 2018 no UOL

O apresentador reforçou a cobertura do UOL na Copa do Mundo de 2018. Ele apresentou o programa "A Rússia é logo ali", que comentou as principais notícias da seleção brasileira durante o torneio.

"Só de estar vivendo e trabalhando em uma Copa do Mundo, para mim, é uma grande coisa. Copa do Mundo é Copa do Mundo! Muita gente fala dos problemas do Brasil, que ninguém liga para Copa, mas quando começar, tudo muda. É um grande desafio, mas um desafio legal, algo que nunca fiz", comemorou Vanucci à época.

O nome do programa, "A Rússia é logo ali", era uma referência ao vídeo de 2006.