Topo

Joice critica Globo após afastamento de apresentadora: 'É censura?'

Foto postada por Janaína Xavier com Joice Hasselmann e namorado da apresentadora abriu crise na Globo - Reprodução
Foto postada por Janaína Xavier com Joice Hasselmann e namorado da apresentadora abriu crise na Globo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/11/2020 17h50

A ex-candidata à Prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann, criticou a Rede Globo após o afastamento da apresentadora do Sportv Janaína Xavier por causa de uma foto que ela postou ao lado da integrante do PSL. Na mesma imagem, a jornalista aparece com o namorado, Gustavo Bonini Guedes, que é advogado de Joice.

"É lamentável a postura da Rede Globo nesse caso. É censura pura e absolutamente descabida. A postagem não foi política. Não houve menção a política, nem mesmo à minha candidatura. Estávamos num ambiente neutro, entre amigos. Aliás, o namorado de Janaína é meu amigo há uma década", escreveu Joice, no Twitter.

Ela ainda questionou se a Globo teria feito isso pelo fato dela ser de direita. Segundo Joice, outros jornalistas do mesmo grupo já demonstraram apoio para outros políticos e não receberam as mesmas punições. Por fim, Joice disse esperar um pedido de desculpas da emissora.

"E se tivesse sido uma postagem com 'uma política', qual seria o problema? O fato da política em questão — eu — ser de direita? Sim, porque colegas de Janaína, da Rede Globo, fizeram posts elogiosos aos políticos de esquerda, como Guilherme Boulos e Benedita da Silva", acrescentou.

"Aqui fica meu repúdio como cidadã, jornalista e deputada federal, que sempre defendeu as liberdades. Já passei por perseguições semelhantes. Espero que a Globo se desculpe por tamanho erro. Força, Janaína!."

Entenda o caso

Conforme noticiou hoje o UOL Esporte, a imagem começou a circular na redação do esporte da Globo e chegou ao comando da área. Incomodados, os diretores afastaram Janaína imediatamente decidiram posteriormente por uma suspensão inicial de uma semana. Fixa da bancada do "Sportv News", a jornalista não comandou as edições matutinas do noticiário na última semana.

O desconforto foi tão grande que uma possível demissão da apresentadora chegou a ser debatida. Por ora, no entanto, a opção foi descartada. A ideia de momento é que Janaína volte à bancada na segunda-feira (23).

Contrariada com a decisão, a apresentadora questionou a direção. Primeiro, Janaína se defendeu explicando que tratava-se apenas de um almoço informal com uma amiga dos tempos de Curitiba - cidade-natal de ambas.

Na sequência, ela mostrou exemplos - prints de postagens em rede sociais - de posicionamentos políticos mais enfáticos de colegas em redes sociais e queria saber por que somente o caso dela seria punido.

Janaina vê Ana Helena - Reprodução - Reprodução
AInda suspensa, Janaína postou stories assistindo Ana Helena Goebel apresentando programa em seu lugar
Imagem: Reprodução

A cúpula da Globo não gostou da resposta da apresentadora. Ao mesmo tempo, se viu obrigada a agir para evitar qualquer sinalização de que se tratava de algo pessoal.

Diante das argumentações de Janaína, outros jornalistas da casa que realizaram postagens de cunho político foram chamados. Para esses, no entanto, uma pena mais "leve": eles assinaram uma advertência formal. A situação não caiu bem nos bastidores e incomodou boa parte da redação.

Sem Janaína Xavier, os apresentadores Igor Rodrigues e Ana Helena Goebel se revezaram na apresentação das edições do Sportv News.

Em contato com o UOL Esporte, Janaína confirmou que estava afastada e disse que preferia não falar sobre o caso.

O Grupo Globo também foi procurado. Em nota, o departamento de comunicação da empresa respondeu:

"Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas".

Confira o comunicado da Globo sobre isenção nas eleições:

"Caros,
Começamos hoje a campanha eleitoral para o segundo turno das eleições municipais. Por isso, venho aqui relembrar os nossos Princípios Editoriais e o email que enviei no início da campanha do primeiro turno sobre o uso de nossas redes sociais: não devemos fazer posts de apoio ou repúdio a algum candidato; não devemos curtir posts de candidatos; e não devemos entrar em debates sobre este ou aquele candidato. Este princípio básico de isenção é importantíssimo para o nosso Jornalismo. E como a maior parte de nossa equipe é formada por jornalistas, um deslize de alguém do Esporte compromete a postura isenta do Jornalismo da Globo. Seguir estas normas é algo básico para todo jornalista.
E também lembro que o nosso código é rigoroso pelo não cumprimento dessas normas."