Topo

Grêmio

Lucas Leiva revela que Domingos quebrou vestiário na Batalha dos Aflitos

Lucas Leiva, meio-campista da Lazio - Marco Rosi/Getty Images
Lucas Leiva, meio-campista da Lazio Imagem: Marco Rosi/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/11/2020 13h24

Meio-campista da Lazio, Lucas Leiva participou de um dos jogos mais emblemáticos da história do Grêmio: a Batalha dos Aflitos, que marcou o retorno do time para a Série A em 2005. O jogador revelou que o zagueiro Domingos - seu companheiro de time na época - quebrou vários objetos no vestiário após ser expulso no fim da partida.

"O vestiário estava todo quebrado porque o Domingos quebrou tudo quando foi expulso. Quebrou tudo. Eu me lembro que eles pintaram o vestiário horas antes, o cheiro de tinta forte. E a gente comemorando ali, mas também preocupados como iríamos sair de lá. Estava naquela época de soltar rojão para não dormir, começaram a fazer esse tipo de coisa. Mas a comemoração foi maravilhosa, depois no outro dia com a torcida, em Porto Alegre, foi sensacional", disse o jogador em participação no Tino Marcos Uchôa, no site do Globo Esporte.

Para Lucas Leiva, a Batalha dos Aflitos é o jogo mais importante de sua carreira. O meio-campista afirmou que o time teve sorte de vencer aquele jogo e voltar à Série A do Brasileiro e ponderou que sua carreira seria muito diferente se o resultado daquele jogo fosse outro.

"A Batalha dos Aflitos é o jogo mais marcante da minha carreira. Vai ser difícil algum superar. Era meu primeiro ano de profissional. Entrei no intervalo do jogo, era uma decisão. O Náutico já tinha perdido um pênalti. Depois aconteceu tudo aquilo: outro pênalti para eles, quatro jogadores nossos expulsos, e nós ainda vencemos", disse.

"Acho que foi um pouco de sorte, obviamente. Sem a sorte, não venceríamos o jogo e não voltaríamos para a Série A. Foi marcante para minha carreira. Se o Grêmio não subisse naquele ano, minha carreira teria um rumo diferente. O Grêmio iria me vender antes de 2006 e talvez eu não jogasse no Liverpool, de me destacar no futebol brasileiro. É um jogo marcante e ainda bem que a gente venceu. Até hoje a gente para e pensa e é difícil de explicar", finalizou.

A Batalha dos Aflitos

Náutico e Grêmio protagonizaram o jogo que ficou conhecido como 'Batalha dos Aflitos' - referência ao nome do estádio do time alvirrubro - na fase final do Campeonato Brasileiro da Série B. Durante o jogo, o Náutico desperdiçou duas penalidades e chegou a ter três jogadores a mais no fim do jogo (um atleta do time pernambucano e quatro da equipe gaúcha foram expulsos).

No fim do jogo, aos 61 minutos, Anderson fez linda jogada, invadiu a área do Náutico e marcou o único gol da partida.

Grêmio