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Eliminatórias Sul-Americanas

Após vitória na Globo, seleção terá jogo no EI Plus; Band tenta transmissão

Roberto Firmino comemora gol marcado pelo Brasil sobre a Venezuela em jogo das Eliminatórias - Nelson Almeida-Pool/Getty Images
Roberto Firmino comemora gol marcado pelo Brasil sobre a Venezuela em jogo das Eliminatórias Imagem: Nelson Almeida-Pool/Getty Images

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

14/11/2020 04h00

Após vencer a Venezuela por 1 a 0 na noite de ontem (13) em São Paulo, a seleção brasileira se concentra para o difícil jogo contra o Uruguai em Montevidéu na próxima terça (17) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Mas no Brasil, mais emocionante que o desempenho do time de Tite, está a disputa para saber quem vai transmitir esta partida.

Uruguai x Brasil, por enquanto, é exclusivo do EI Plus, plataforma de streaming da Turner disponível para assinantes do UOL Esporte Clube. Mas a Band tenta a exibição do jogo em TV aberta. A Globo também conversa, mas vê um contrato como muito difícil por divergências sobre a compra.

Toda a celeuma acontece por que houve uma mudança no modelo de negociação dos jogos da competição. Desde este ano, vigora uma espécie de "Lei do Mandante", com as federações sendo as responsáveis pelas vendas. As entidades de Brasil e Argentina venderam seus jogos em casa para a Globo. As outras oito seleções repassaram essa responsabilidade para a Mediapro, empresa espanhola especialista neste assunto.

Globo e empresa divergem

Globo e Mediapro travaram sua conversação desde o início de novembro. Os espanhóis desejam fechar um vínculo definitivo por todos os jogos disponíveis no seu pacote. Porém, a Globo não vê necessidade e deseja um contrato apenas para os jogos da seleção fora de casa. Essa posição da emissora é inspirada pela pandemia do novo coronavírus, que fez o grupo de comunicação rever e renegociar valores de diversos eventos.

Outro ponto defendido pela Globo sobre essa tese é que apenas os jogos do Brasil e Argentina costumam agradar ao público brasileiro e que, no momento, os outros confrontos só chegam para figurar num pacote. Uma disputa entre Peru x Bolívia, por exemplo, não costuma conseguir um retorno interessante de audiência no Sportv.

A Globo também manifesta internamente que a Mediapro tem sido intransigente na negociação. Além de não desejar mudar a venda do pacote, os espanhóis não baixam os valores cobrados para o fechamento do possível contrato. A Globo até tenta a exibição até o último minuto possível, mas já admite internamente que é muito complicado.

Turner vira aposta da Mediapro

Sem negócio com a Globo, a Mediapro procurou a Turner e fechou contrato ainda ontem (13) para exibição da 3ª e 4ª rodada das Eliminatórias, incluindo Uruguai x Brasil, para dar uma opção ao público brasileiro. Quem assina o UOL Esporte Clube, serviço do UOL, poderá ver a partida tranquilamente. O fato foi o mesmo que a Mediapro fez no mês passado, nas rodadas iniciais do torneio, quando também não conseguiria passar a goleada da seleção contra o Peru por 4 a 2 em TV aberta antes da interferência da CBF, que fechou com a TV Brasil.

Os moldes da conversa, inclusive, foram os mesmos de outubro: o grupo de comunicação não paga um valor fixo pelos direitos e apenas cede estrutura para a transmissão para o mercado brasileiro. A remuneração fica pela venda de pacotes do público interessado nas partidas, com a espanhola Mediapro ganhando parte do valor. Não haverá transmissão na TV, como acontece com eventos como a Champions League e o Brasileirão.

Band na briga

Quem surgiu de última hora para a alegria de quem não pode pagar um serviço de streaming é a Band. A emissora paulista se associou a operadoras de TV paga, como Sky e Claro, para tentar viabilizar uma exibição em TV aberta de Uruguai x Brasil, e em TV paga de outras partidas das Eliminatórias. Tudo vai depender da venda de cotas publicitárias junto ao mercado de anunciantes. Se a Band conseguir atrair marcas para cobrir os custos dos direitos, o objetivo final será alcançado.

O modelo que pretende ser adotado seria um teste, inicialmente, para todos os envolvidos na espécie de joint-venture. Caso toda a história dê certo e a audiência na emissora paulista corresponda, a Band e as operadoras topariam assinar por um longo prazo para que a seleção brasileira tenha uma casa definitiva no mercado brasileiro até o fim da competição, prevista para ser finalizada em 2022, meses antes da Copa do Mundo do Qatar. Por enquanto, o telespectador precisa ficar atento as notícias. Como aconteceu em Peru x Brasil, a exibição de Uruguai x Brasil pode ser definida apenas algumas horas antes de a bola rolar.