Topo

Sem Libertadores e Sul-Americana, RedeTV! conversará com Federação Paulista

Silvio Luiz é narrador da RedeTV!: sem conseguir comprar Libertadores e Sul-Americana, emissora tenta copas regionais  - Divulgação/Rete TV
Silvio Luiz é narrador da RedeTV!: sem conseguir comprar Libertadores e Sul-Americana, emissora tenta copas regionais Imagem: Divulgação/Rete TV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/11/2020 12h00

Depois de sonhar com dois eventos que fariam a RedeTV! alcançar um novo patamar de audiência e prestígio junto ao público, a emissora de Osasco parece ter acordado para a realidade. Sem sucesso na compra dos direitos da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, a empresa decidiu abrir conversas com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para tentar a exibição de torneios organizados pela entidade.

Segundo apurou o UOL Esporte, a RedeTV! negocia para adquirir a Copa Paulista e o Paulista Sub-20, competições que ela chegou a mostrar em outras oportunidades — a última vez foi em 2012. São torneios considerados baratos e que podem trazer um bom faturamento para a emissora, além de ter uma audiência aceitável para os padrões exigidos pela empresa — cerca de 1 ponto de Ibope na Grande São Paulo.

Os campeonatos já estão acontecendo. A última vez que a Copa Paulista teve exibição em uma grande rede de TV foi justamente na RedeTV!, em 2012. O torneio junta equipes do estado de São Paulo que não possuem divisão nacional e o vencedor ganha uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A primeira rodada foi disputada no último dia 4, e este ano, participam clubes como Portuguesa, Ferroviária, Marília, Juventus, entre outros.

Na semana que vem, a direção da emissora terá uma reunião decisiva com a FPF sobre o assunto. No papo, também será conversada a possibilidade da transmissão do Paulista Sub-20, que tem os quatro grandes clubes do estado (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) disputando a competição. O fim dela está previsto para a última semana deste ano, e a ideia da RedeTV! é exibir as fases agudas, que contam com clássicos estaduais que podem atrair público.

Mesmo com o movimento, para quem já sonhou com outras competições bem importantes é pouco. A RedeTV! chegou a entrar firme na briga pela Libertadores da América e pela Copa Sul-Americana. Houve conversas com a IMG, agência licenciada pela Conmebol para vender os direitos. Mas o SBT foi escolhido, por causa do maior alcance nacional da emissora de Silvio Santos - a RedeTV! não está em muitas capitais do país, como Aracaju, Goiânia, entre outras.

Já pela Copa Sul-Americana a conversa também avançou de forma interessante, mas novamente a IMG não sentiu firmeza no que a emissora poderia fazer. A RedeTV! também reclamou que a agência não foi clara nas informações, e ficou sabendo que outras emissoras estavam interessadas na competição pela imprensa.

Atualmente, a RedeTV! tem dois narradores fixos contratados em seu elenco de esportes — Silvio Luiz e Marcelo do Ó. Fernando Fontana, repórter, também segue na emissora, assim como a apresentadora Gabi Di França. Mesmo sem eventos, o time trabalha diariamente na cobertura do futebol.