Topo

SBT fecha com ex-lateral e técnico Jorginho para mata-mata da Libertadores

Gabriel Machado/AGIF
Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/11/2020 16h20

O SBT fechou nesta quarta-feira (11) acordo com o ex-lateral do Flamengo e da seleção brasileira, e atual técnico de futebol, Jorginho. O "atleta de Cristo", como é conhecido, será comentarista, a voz boleira das transmissões da fase de mata-mata da Libertadores, que vão acontecer a partir do dia 24 deste mês de novembro. Com exclusividade na TV aberta, a emissora de Silvio Santos vai exibir Racing x Flamengo, a partir das 21h30, pelas oitavas de final da competição continental.

A Comunicação do SBT confirmou a contratação em primeira-mão ao UOL Esporte. Jorginho estava até bem pouco tempo dirigindo o Coritiba, na Série A do Campeonato Brasileiro e terá sua primeira experiência em transmissão esportiva.

Com a chegada do jogador, o SBT fechou a equipe de transmissão da partida do clube rubro-negro. Téo José narrará a partida e terá a companhia de Jorginho e do comentarista Mauro Beting.

Jorginho vai atuar nos dois confrontos, de ida e volta de Flamengo x Racing. Seu nome foi escolhido por ser alguém ligado historicamente ao clube carioca. Como lateral, ele defendeu o time da Gávea entre 1984 e 1989, depois de começar a carreira no América-RJ.

No Flamengo, o ex-jogador foi campeão da Copa União de 1987, além de ter conquistado o Carioca de 1986, três edições da Taça Guanabara (1984, 1988 e 1989) e duas da Taça Rio (1985 e 1986).

Além do Fla, Jorginho jogou no Bayen Leverkusen e Bayern de Munique, ambos da Alemanha, no Kashima Antlers, no Japão, além de São Paulo, Vasco da Gama e Fluminense. Jorginho também foi tetracampeão com seleção brasileira em 1994. Como técnico, chegou a dirigir o Flamengo em 2013 e não teve muito sucesso, sendo demitido após ter um início muito ruim no Brasileiro daquele ano. Seu último trabalho foi no Coritiba, onde também foi dispensado por causa dos maus resultados.

O SBT vai apostar no Flamengo para exibição em todo o Brasil por conta de uma estratégia. Com o clube, a emissora teve a Libertadores como sua maior audiência nacional nas duas oportunidades ainda na fase de grupos, enquanto cidades que exibiram clubes paulistas foram mal. A aposta é que o Fla em um mata-mata terá uma grande performance em diversas capitais.

A emissora também decidiu trocar o dia de exibição de seu jogo. Em vez de rodada às quartas, enfrentando a noite nobre de futebol na Globo, o canal de Silvio Santos foi para as terças. A disputa, ainda assim, será forte. Os confrontos entre Flamengo x Racing vão enfrentar a novela "A Força do Querer", da Globo, principal audiência da TV brasileira, e o reality show "A Fazenda 12", da Record, que vem marcando índices robustos no Ibope.