Topo

Zico diz que falta humildade ao Flamengo e vê time 'previsível'

Zico, ex-jogador do Flamengo - Reprodução/vídeo
Zico, ex-jogador do Flamengo Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2020 11h30

Grande ídolo do Flamengo, Zico não está satisfeito com os últimos jogos do Flamengo e afirmou que o time precisa de mais humildade dentro de campo. Para o Galinho, um dos motivos de a defesa do Flamengo tomar tantos gols nos últimos jogos - é a segunda defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro -, é a insistência em uma filosofia de jogo sem levar em consideração o adversário.

"Uma coisa que eu venho falando é que um time que está sofrendo gols de toda maneira e insiste com qualquer tipo de filosofia de jogo é cometer um erro grande. E não só do treinador, mas dos jogadores, que tem que entender que as coisas precisam ser modificadas, uma característica ou outra", disse o ex-jogador em um vídeo publicado no canal Zico 10, do YouTube.

Zico usou como exemplo positivo o confronto entre Flamengo e Grêmio, nas semifinais da Copa Libertadores da América 2019. O ex-jogador destacou a adaptação de Rafinha, lateral direito do time na ocasião, que, na opinião do Galinho, abriu mão de uma de suas características mais fortes por entender que precisava redobrar a atenção na marcação de Everton Cebolinha.

"Ano passado, por exemplo, contra o Grêmio, o Rafinha mudou a característica para marcar o Cebolinha, que era um dos melhores jogadores do Brasil na época. O Rafinha não deixou ele jogar ao ponto de o Renato trocar ele de lado em algum momento. No jogo de volta, a mesma coisa. O Rafinha não participa no ataque, praticamente. Isso é humildade de saber que no outro time tem um cara bom, até melhor que você. Falta isso no Flamengo hoje", disse.

"Todo mundo vê a intensidade do Atlético-MG, com o Keno se destacando. E o Flamengo deu espaço. Tem hora que tem que abrir mão da característica. O Palmeiras ganhou do Atlético assim. Fechado e no contra-ataque. Não dá para achar que tem só porque tem um time bom, você vai ganhar a qualquer momento. O Flamengo tem um elenco muito bom, mas está sendo previsível", finalizou.

Após duas goleadas seguidas no Campeonato Brasileiro - 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG -, o Flamengo demitiu Domènec Torrent e anunciou a contratação de Rogério Ceni.