Topo

Após 18 anos, Gerd Wenzel deixa ESPN Brasil e atuará só em aplicativo

Foto do comentarista alemão de futebol Gerd Wenzel: deixou a ESPN Brasil após 18 anos - Lucas Lima/UOL
Foto do comentarista alemão de futebol Gerd Wenzel: deixou a ESPN Brasil após 18 anos Imagem: Lucas Lima/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/11/2020 23h22Atualizada em 07/11/2020 10h15

Após 18 anos como contratado da ESPN Brasil, onde era o principal nome quando se tratava de futebol da Alemanha na emissora esportiva da Disney, o comentarista esportivo Gerd Wenzel não faz mais parte do quadro de contratados da empresa norte-americana, onde estava desde 2002. Ele passará a atuar exclusivamente no aplicativo One Football, que adquiriu recentemente os direitos das ligas da Alemanha e da França para exibir no Brasil.

Segundo apurou a reportagem, não houve renovação contratual por vontade de ambas as partes. Sem a renovação dos direitos do Campeonato Alemão ao fim da temporada 2019/2020, e com o futebol alemão restrito aos jogos da Copa da Alemanha na ESPN, Gerd Wenzel não era muito utilizado pela emissora. Em contato com o UOL, Wenzel disse que partiu dele o pedido de rescisão do contrato com a ESPN Brasil.

O último jogo transmitido por Gerd Wenzel, por exemplo, foi em 14 de setembro, entre Borussia Dortmund x Douisburg, pela competição mata-mata. Sua saída foi acertada no início deste mês. Gerd Wenzel, porém, não ficará sem trabalho. Ele estreia neste fim de semana no aplicativo OneFootball, que começa a transmitir jogos do Alemão e do Campeonato Francês com narração em português neste sábado (7).

Além de Wenzel, o OneFootball contratou outros nomes. Roby Porto, que tem passagens por ESPN e SporTV — ele deixou o canal esportivo da Globo no ano passado —, fechou acordo para integrar a equipe de transmissão do aplicativo de internet. Luiz Alano, que narrou jogos do Flamengo pela Libertadores no SBT, também está confirmado. Silva Júnior, que recentemente deixou os canais Disney, foi outro que assinou com a plataforma de futebol.

Gerd Wenzel estava na ESPN Brasil desde 2002, quando foi contratado pelo então diretor de jornalismo José Trajano. Os dois trabalharam juntos nos anos 90, na TV Cultura. Entre 1991 e 1994, Gerd fez parte da equipe que transmitiu a Bundesliga em TV aberta, fato inédito fora da TV paga até a Band adquirir os direitos da competição neste ano para exibir a competição aos sábados e domingos.

Nos últimos anos com a transmissão do Campeonato Alemão na ESPN Brasil, ele fez dupla com o narrador Rogério Vaughan. Além de transmissões, Gerd Wenzel também atuava em programas como o "Futebol no Mundo".

Para jogos da Copa da Alemanha, ou que envolvam times alemães em competições continentais, a ESPN deverá usar outros comentaristas, como Gustavo Hofman, outro especialista em futebol internacional no canal da Disney.