Topo

'Absurdo' e 'prejudicado': O que falaram sobre a queda do Corinthians na TV

Bola toca a mão direita de Lucas Piton, do Corinthians, durante partida contra o América-MG na Copa do Brasil 2020 - Reprodução/TV Globo
Bola toca a mão direita de Lucas Piton, do Corinthians, durante partida contra o América-MG na Copa do Brasil 2020 Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

05/11/2020 19h59

O pênalti marcado por Wagner Nascimento de Magalhães para o América-MG na partida contra o Corinthians, que terminou em 1 a 1, dando a classifcação na Copa do Brasil ao clube mineiro foi o assunto principal do pós-jogo na TV. Grande parte dos comentaristas avaliou a decisão do árbitro, que optou por não checar o VAR, como equivocada.

Ex-arbitro e comentarista de arbitragem do Rodada Fox, Carlos Eugênio Simom afirmou que a marcação do toque de mão de Lucas Piton, que estava de costas no lance, foi "um dos maiores absurdos que vi no futebol".

"O Piton está correndo de costas. É um gesto natural você correr com o braço ali. Braço ao lado do corpo. Isso é natural. Um absurdo uma penalidade máxima dessas. Corinthians foi extremamente prejudicado pela arbitragem", opinou.

Pela manhã, Marcelo Barreto, do Redação SporTV, engrossou o coro, e apontou um problema na nova regra. "Se a Central do Apito diz que a regra manda marcar esse pênalti, chegamos a conclusão que a regra é absurda. Não é só chata, é inviável", afirmou o apresentador. "O que o jogador pode fazer para evitar um pênalti como esse? (...) O que é uma posição natural?" questionou.

No Seleção SporTV, Galvão Bueno ressaltou a confusão sobre o entendimento da regra do pênalti, que na opinião dele, nunca foi clara, mas recentemente passou a ser "maldosa".

"Eu não marcaria o pênalti se estivesse em campo, mas o que diz a regra? O Arnaldo falava que a regra era clara e eu dizia que não era. Hoje, muito menos. A regra é maldosa, para usar uma palavra ligeira. Os nossos próprios comentaristas discordaram. Está tudo muito confuso", opinou.

Paulo Vinícius Coelho foi duro na avaliação. "O princípio da regra do futebol sempre foi perfeito. Não existe perfeito, mas ela é perfeita por durar 150 anos e todo mundo sabia como funcionava. E, desde que começou a ter revisão anual na regra, com novas recomendações. Esse lance do Corinthians não pode ser recomendação. Isso na história do futebol não é pênalti. Tem que ser marcada porque alguém resolveu que tinha que ser assim. Isso não é futebol".

Neto detonou a decisão em campo. "O que fizeram com o Corinthians ontem foi um absurdo", disse em seu programa Os Donos da Bola. "Dar um pênalti como esse prova que a arbitragem foi por água abaixo, ou já estava. A maior vergonha do mundo é dar um pênalti desse".

Com o empate fora de casa, o Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil. No jogo de ida, na Neo Química Arena, o América-MG venceu por 1 a 0. O próximo desafio da equipe treinada por Vagner Mancini é o Atlético-GO, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro.