Topo

Disney renovará visual de ESPN e Fox Sports em retorno pós-pandemia em 2021

Equipe do "Linha de Passe" antes da pandemia: programa será um dos que mudará visual na Disney - Reprodução
Equipe do "Linha de Passe" antes da pandemia: programa será um dos que mudará visual na Disney Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/11/2020 04h00

Com retorno definidos aos estúdios somente em 2021, os canais esportivos da Disney preparam novidades visuais para o público a partir do ano que vem. ESPN Brasil e Fox Sports vão ter novos estúdios para seus programas e vinhetas renovadas. O novo pacote gráfico é previsto para janeiro de 2021, quando os programas devem começar gradualmente a serem produzidos na sede da empresa, mas ainda com equipes reduzidas - tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, já existem mudanças sendo realizadas, aos poucos, com os poucos profissionais que entram na sede da ESPN, localizada no bairro do Sumaré, em São Paulo. Os trabalhos devem ser acelerados entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2021. O projeto de mudança visual do programa de debates "Linha de Passe", por exemplo, já está pronto e só falta ser executado pela área de engenharia da ESPN.

No caso do "Linha", a projeção inicial aponta para um retorno - ainda não confirmado - em fevereiro de 2021. Tal informação é vista como positiva na ESPN. Antes, a Disney estava irredutível para o retorno aos trabalhos fisicamente, mas alguns avanços foram obtidos nas últimas semanas, como a escalação de narrador e comentarista para trabalharem em estúdio em eventos com maior apelo na audiência, como clássicos da Premier League e de "La Liga".

No Fox Sports, quem vai passar por essa renovação são produtos que vão continuar na emissora esportiva antes de serem devolvidas para a Fox, dona das marcas que não foram incorporadas na fusão com a Disney. No caso deste canal, o projeto está embrionário, mas as novas vinhetas e produção gráfica terão mais a ver com a linha que a Disney costuma usar na ESPN Brasil. Um certo que mudará é o "Fox Sports Rádio", líder entre os esportivos da TV paga.

Por enquanto, o trabalho realizado é chamado de um "ensaio" para o retorno definitivo. Até aqui, os canais esportivos da Disney foram os únicos que não retornaram ao expediente de programação em suas sedes, mesmo com trabalho reduzido. Para eventos esportivos específicos, como Libertadores e clássicos da Premier League, as transmissões já acontecem na sede da ESPN Brasil e do Fox Sports, em São Paulo e o Rio de Janeiro.

Mesmo assim, são poucos os profissionais que precisam ir para a sede fixa e a grande maioria continuará em casa. O número de profissionais escalados nessas transmissões e programas específicos é bem menor do que BandSports e SporTV, concorrentes diretas, estão usando para colocar suas atrações no ar diariamente. A Disney tem menos de 5% da operação dos canais trabalhando presencialmente nos prédios, o que não corresponde a um total de 20 funcionários.

Só para efeito de comparação, a Globo e o Sportv retornaram gradualmente no início de agosto, enquanto BandSports e Band voltaram com força total em julho. Já a Turner criou um protocolo, em agosto, para que as transmissões do Brasileirão e da Champions League seja feita dos estúdios.