Topo

Record cria quadro em jornal para não deixar Mylena Ciribelli sem função

Tino Jr. e Mylena Ciribelli no Balanço Geral Rio: Record criou quadro em jornal local para apresentadora não ficar sem função em TV - Reprodução / Internet
Tino Jr. e Mylena Ciribelli no Balanço Geral Rio: Record criou quadro em jornal local para apresentadora não ficar sem função em TV Imagem: Reprodução / Internet

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

31/10/2020 04h00

Uma das mais conhecidas apresentadoras esportivas da televisão brasileira, Mylena Ciribelli passou a participar algumas vezes por semana da versão do Rio de Janeiro do programa popular "Balanço Geral", na Record. O motivo foi pela falta de previsão do retorno de sua atração na emissora, o "Esporte Fantástico", que está fora do ar desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. O objetivo foi não deixá-la sem função.

Desde a semana passada, Mylena passou a comandar o quadro "Balançando na Rede", que já existia eventualmente, mas que voltou a ser fixo no "Balanço Geral Rio", apresentado por Tino Júnior. A reportagem do UOL Esporte apurou que a ideia de colocar ela no programa regional, inicialmente às segundas, quintas e sextas, foi fazer com que Mylena tenha uma função mais definida na emissora do bispo Edir Macedo enquanto espera da volta de seu programa em rede nacional.

Um dos motivos que levaram a isso e pesaram na decisão foi o alto salário de Mylena Ciribelli, um dos maiores do jornalismo da Record e o maior do setor esportivo. No quadro local, ela foca especialmente na repercussão dos times do Rio de Janeiro, como o Flamengo. Além de apresentar este momento no "Balanço Geral", Mylena segue realizando entrevistas remotas para exibição na edição de sábado do "Fala Brasil" com atletas de todos os esportes.

Apresentado por Mylena desde que ela foi contratada pela Record, em 2009, o "Esporte Fantástico" só deve voltar ao ar em 2021. Em agosto, todos os mais de trinta profissionais que fazem parte desta equipe foram avisados que a atração só deve retornar para as manhãs de sábado em 2021, justamente pelo grande desfalque que o jornalismo geral sofre. São muitos profissionais afastados, principalmente nomes do grupo de risco do Covid-19.

Por causa dessa suspensão do núcleo esportivo e o reforço no Jornalismo geral, alguns fatos curiosos estão ocorrendo. Narrador esportivo com grande experiência, com passagem pelo Grupo Globo antes da ida para a Record, e apresentador do "Esporte Fantástico", Lucas Pereira virou repórter e tem realizado diversas reportagens. Em algumas delas, Lucas Pereira cobriu casos de cunho policial.

Quem também está no jornalismo factual é Janice de Castro, uma das principais repórteres de esporte da emissora. Janice já passou pelo jornalístico "Câmera Record" e agora está na versão paulista do "Balanço Geral", apresentado por Reinaldo Gottino na hora do almoço a região metropolitana de São Paulo.

O "Esporte Fantástico" costuma marcar médias de 3 a 4 pontos de Ibope quando está no ar. A atração é o único investimento regular da emissora no Esporte. Além do programa, a Record tem os direitos de transmissão da Internacional Champions Cup, torneio importante da pré-temporada europeia, e da próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, prevista para ocorrer em 2023, no Chile.