Topo

SBT se empolga com São Paulo e negocia transmissão da Copa Sul-Americana

Daniel Alves, meio-campista do São Paulo - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Daniel Alves, meio-campista do São Paulo Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Gabriel Vaquer e Marcel Rizzo

Do UOL, em Aracaju e Fortaleza

24/10/2020 04h00

O SBT está negociando a compra dos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana. A emissora de Silvio Santos conversa com a IMG, agência que vende os direitos e intermediou o contrato entre o canal paulista e a Conmebol para a Libertadores da América. Existe um otimismo grande que o negócio possa ser fechado nas próximas horas por causa da participação do São Paulo, que entrará na segunda fase da competição, que retorna na semana.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a Conmebol confia em um acordo, principalmente pela ótima relação entre a entidade e a emissora. O negócio está sendo tocado por José Roberto Maciel, vice-presidente da emissora, que está encarregado de buscar novos eventos para exibição, a mando de Silvio Santos. Internamente, se prega muita cautela sobre as conversas pela Sul-Americana, como aconteceu com a Libertadores.

A intenção é tentar amarrar o negócio para a exibição de Lanús x São Paulo, na próxima quarta-feira (28), com possibilidade de mostrar também Vasco x Caracas (VEN), no mesmo dia. O Bahia também disputa a competição. A RedeTV! segue interessada também, mas não há avanços significativos nos últimos dias. A Band corre por fora, mas fará os jogos para a Conmebol TV, única confirmada no evento por enquanto.

A confirmação do São Paulo na Copa Sul-Americana foi, internamente, avaliada positivamente pela direção da Conmebol porque aumentou o alcance das negociações para os direitos de transmissão da competição em TV aberta no Brasil. Há confiança de que pode ser feito um acordo antes dos jogos de ida da segunda fase, já na próxima semana. Tanto que Lanús x São Paulo está marcado para quarta-feira, às 19h15. Existe uma possibilidade de mudança de horário para às 21h30.

A relação da emissora de Silvio Santos com a confederação e emissários dela é considerada ótima depois do contrato para a Libertadores e pelo fato de o SBT não esconder os patrocinadores da entidade. Mesmo assim há também conversa com outras empresas. O tempo curto para fechar acordo para a segunda fase é uma questão que preocupa.

Se os brasileiros avançarem de fase e ainda não tiver acordo para a transmissão, a Conmebol avalia que um acerto pode ocorrer para as oitavas, já que haverá um período maior para negociar — essa fase terá os jogos somente no fim de novembro e início de dezembro, coincidindo com as datas de Libertadores.

Também pesa muito para um acerto a pressão de torcedores para que uma TV aberta exiba o evento. Não são poucos em redes sociais oficiais da entidade que reclamam da partida apenas passar no pay-per-view disponível na Net/Claro e Sky, as duas maiores operadoras de TV paga no Brasil.