Topo

Maratonista grego carrega amiga deficiente ao topo do Monte Olimpo: 'Sonho'

Marios Giannakou e a amiga dele, Eleftheria Tosiou, chegam ao topo do Monte Olimpo, na Grécia - Reprodução/Instagram
Marios Giannakou e a amiga dele, Eleftheria Tosiou, chegam ao topo do Monte Olimpo, na Grécia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/10/2020 10h55

O maratonista grego Marios Giannakou, de 28 anos, completou a corrida mais emocionante da vida dele, nesta segunda-feira (5): caminhou por mais de 10 horas para realizar o sonho de uma mulher deficiente física de chegar ao topo do Monte Olimpo. Para isso, ele carregou Eleftheria Tosiou por todo o trajeto.

Tosiou é estudante de biologia e tem 22 anos. Ela e Giannakou se conheceram em setembro, quando a jovem confessou ao maratonista ter o sonho de visitar o topo do monte, referenciado na mitologia grega como o lar de deuses como Zeus e Hera. E já que a rota havia sido completada por ele outras 50 vezes, o maratonista achou que poderia fazer da vez de número 51 a mais especial.

"Para mim, todas as corridas internacionais, as medalhas e o reconhecimento, até agora, significam muito pouco perto desta realização", afirma Giannakou.

O atleta carregou Elefthteria em uma mochila feita especialmente para o percurso, acompanhado por uma equipe de suporte de oito pessoas. Houve apenas um descanso: em um abrigo, quando o grupo atingiu 2,4 mil metros no Monte Olimpo. Eles dormiram e, às 6h de segunda-feira, partiram rumo ao Mytikas; pico mais alto da formação rochosa atribuída às divindades.

Rumo à casa dos deuses: Giannakou e Tosiou, antes da escalada do Monte Olimpo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rumo à casa dos deuses: Giannakou e Tosiou, antes da escalada do Monte Olimpo
Imagem: Reprodução/Instagram

Por meio de uma chamada de vídeo, a dupla foi parabenizada pelo primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis ainda no processo de descida do monte. "Foi uma ideia fantástica, estamos muito felizes que vocês a realizaram", afirmou o mandatário.

Entre outras realizações de Giannakou estão a travessia de 270km no quente deserto de Al Marmoon, nos Emirados Árabes, e a vitória na congelante corrida de 150km realizada na Antártida. Ainda assim, é difícil competir com a oportunidade de fazer alguém feliz: "Nada é mais real que o sonho", disse.