Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Federações citam exclusividade em TV, e Guigo não transmitirá Eliminatórias

Tite, técnico da seleção brasileira, durante treino na Granja Comary - Lucas Figueiredo/CBF
Tite, técnico da seleção brasileira, durante treino na Granja Comary Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/10/2020 04h00

A plataforma de streaming Guigo TV, uma espécie de TV por assinatura via web, não irá mais transmitir jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Após acordo na última quarta-feira (10), a empresas que representam as federações nacionais, agora donas dos direitos das partidas, afirmaram para a Guigo TV que estão negociando com uma grande rede de TV do Brasil. A nova emissora solicitou exclusividade nas transmissões, o que determinou o rompimento do negócio com a plataforma.

Além disso, a Guigo TV entendeu que, com outra interessada, pelo valor que o pacote de jogos seria vendido, não compensaria comercialmente exibir as partidas.

Parceira de empresas como Disney e Televisa, a Guigo TV já tinha preparado ações, sondado comentaristas e até preparado um site próprio para a venda das partidas. O confronto entre Peru x Brasil na próxima terça-feira (13), às 21h (horário de Brasília), era o principal atrativo. As exibições iriam começar hoje e custariam R$ 49,99 por oito partidas nas duas primeiras rodadas da competição.

Sem a Guigo e com negociações em curso para o pacote de jogos no exterior, apenas os jogos em casa de Brasil e Argentina estão confirmados para o mercado nacional, via Globo e Sportv.

A informação da desistência da Guigo TV foi confirmada pelo dono da empresa, Renato Svirsky. Sem entrar em detalhes, o executivo afirmou que houve mudança quando o contrato já estava acertado. Ele ressaltou que a Guigo TV foi procurada pelas Federações para que se desse uma opção aos telespectadores brasileiros. O UOL Esporte apurou que a procura aconteceu no último domingo (4), de forma definitiva, e que a Guigo começou os preparativos logo após isto.

No início da noite desta quarta, os donos dos direitos de transmissão notificaram à Guigo que uma grande rede de TV estava negociando com eles, e pediu exclusividade. Mesmo assim, as federações queriam fazer os jogos por streaming e sugeriram o preço de R$ 19,90. A Guigo TV desistiu por entender que iria se indispor com possíveis clientes, já que ela é uma distribuidora de conteúdo. Além disso, para a Guigo, não valia a pena fazer os jogos se uma opção como uma televisão estivesse no negócio.

"Fomos procurados [Guigo TV] pelos donos dos direitos dos jogos e nos colocamos à disposição para ajudar a distribuir o conteúdo para o público brasileiro. Porém, pelo pouco tempo e complexidade da negociação, alguns pontos contratuais acabaram sendo modificados de última hora e o acordo não foi para frente", esclareceu o executivo.

"Continuamos na nossa missão de democratizar a TV paga no Brasil, oferecendo as melhores ofertas possíveis para o público, além de investir numa melhor experiência ao usuário em relação aos serviços tradicionais de TV por assinatura", concluiu Svirsky.

Da procura até a noite da desistência nesta quarta, a Guigo TV trabalhou para lançar o produto das Eliminatórias. Criou um site paralelo ao oficial da plataforma com o anúncio de como o espectador poderia assinar o pacote e assistir as partidas. Alguns comentaristas foram sondados para a transmissão da partida em português. Ações no YouTube, em canais de futebol patrocinados pela plataforma de TV paga via web, também estavam previstas.

Agora, quem quiser ver jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 precisa torcer. Horas antes de seu início, apenas jogos em casa de Brasil e Argentina, adquiridos pela Globo, estão confirmados. Nesta quinta (8), o Sportv exibe Argentina x Equador, às 21h30, com narração de Gustavo Villani. Brasil x Bolívia terá exibição na Globo e no Sportv, a partir das 21h30, com comando de Luís Roberto e Luiz Carlos Jr, respectivamente.

A Globo tem uma negociação ativa para exibir o jogo da 2ª rodada, entre Peru x Brasil, na próxima terça (13). A emissora possui conversas em andamento com os donos dos direitos, mas até o fechamento desta reportagem, não houve avanços concretos sobre este e outros jogos que podem ser mostrados pelo Grupo Globo.

O que se sabe também é que os jogos também devem ser negociados para streamings de apostas para o mercado fora da América do Sul, como ocorreu recentemente com jogos das duas principais divisões do Campeonato Brasileiro. Os donos dos direitos estão com negociações encaminhadas neste sentido.