Topo

Datena tenta convencer Band e RedeTV! sobre jogo-homenagem para Silvio Luiz

Silvio Luiz para o podcast UOL Vê TV  - Divulgação/Rete TV
Silvio Luiz para o podcast UOL Vê TV Imagem: Divulgação/Rete TV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/10/2020 00h00

Apresentador e um dos personagens mais influentes da comunicação brasileira, o jornalista José Luiz Datena está trabalhando nos bastidores para que Band e RedeTV! aceitem uma ideia de homenagem para o veterano narrador Silvio Luiz.

Datena deseja que a Band peça o empréstimo do narrador, atualmente contratado da emissora de Osasco, para que ele narre uma partida do Campeonato Italiano, que voltou este ano para a Band em TV aberta.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, Datena apelou para o dono da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr, e para o superintendente de Jornalismo e Esporte da emissora, Franz Vacek, para que eles apoiem a ideia.

O apresentador entende que seria uma forma de mostrar como Silvio Luiz é importante para a história da televisão esportiva. Ainda não se tem uma previsão de qual partida o narrador campeão de bordões atuaria, caso esse empréstimo fosse aprovado por ambas as partes.

A ideia, no entanto, é que Silvio Luiz participasse como narrador convidado de uma transmissão do Campeonato Italiano dentro do programa "Show do Esporte", reativado pela Band aos domingos no mês passado. Internamente, a ideia na emissora é bem vista, e existe uma torcida grande para que ela se concretize.

Já na RedeTV! a conversa começou a acontecer nesta quinta (1) e ainda não existe uma projeção clara sobre o empréstimo.

Vale ressaltar que, nesta semana, a RedeTV! quase dispensou os trabalhos de Silvio Luiz. A emissora, para cortar custos, demitiu Bóris Casoy e chegou a dispensar o narrador de 86 anos. Porém, na última hora, houve uma renegociação do acordo, e ele continua como contratado, mesmo que a empresa não tenha eventos para exibir neste momento - o grupo ainda tenta a compra dos direitos da Copa Sul-Americana, que retorna a ser disputada neste mês.

Silvio Luiz está na RedeTV! desde 2009, mas fora do Grupo Bandeirantes desde 2010. Seu nome e narrações chegaram a ser vetados na Band, mas uma mudança de postura aconteceu neste ano. Ele voltou a ser citado, e participações no núcleo esportivo voltaram a ser reprisadas durante a pandemia do novo coronavírus.

Na Band, Silvio Luiz trabalhou entre os anos 80 e 2000, quando ajudou a consagrar a imagem da emissora como o "canal do esporte". A sua escalação para o Italiano seria nostálgica, porque o veterano narrou grande parte do campeonato quando ele era exibido pelo canal dentro do "Show do Esporte", na hora do almoço, juntamente com o comentarista Silvio Lancelotti, formando um dupla lembrada até hoje por fãs do futebol italiano no Brasil.

José Luiz Datena narrou no último domingo o jogo entre Cotrone e Milan, válido pelo Campeonato Italiano, e viu como a liga é querida pelo telespectador da emissora. Seu jogo chegou a picos de 4 pontos, o melhor desempenho do "Show do Esporte" desde que retornou ao ar há duas semanas.