Topo

Brasileirão - 2020

Globo anuncia que Corinthians x Atlético-GO terá áudio com mais qualidade

Globo diz que áudio da partida entre Corinthians e Atlético-GO será mais imersivo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Globo diz que áudio da partida entre Corinthians e Atlético-GO será mais imersivo Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

30/09/2020 13h02

A rede Globo informou hoje que a partida entre Corinthians e Atlético-GO, disputada às 21h30 (de Brasília) pelo Campeonato Brasileiro, será transmitida para São Paulo com uma tecnologia que melhora a qualidade do áudio.

A emissora utilizará um áudio imersivo, em Dolby Atmos, que, segundo ela, entrega um som mais envolvente

Para ter a experiência, "é preciso que o televisor, home theater ou soundbar sejam dotados da tecnologia Dolby Atmos e que espectador selecione, através do menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço)", explica a Globo.

O comunicado da Globo também informa que:

A tecnologia oferece a melhor experiência de acordo com o sistema sonoro existente na casa do usuário. Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, já é possível notar a diferença imersiva. Essa experiência se amplia caso o espectador tenha um home theater 5.1 e fica ainda mais intensa se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, que são os sistemas ideais para reprodução completa do áudio imersivo.

A oferta de áudio imersivo na TV aberta é possível graças à revisão de normas do padrão de TV digital, que vem acompanhando a evolução da radiodifusão, oferecendo novas funcionalidades e mais interatividade para o público. Nos últimos cinco anos, a Globo já vinha testando o formato tanto em conteúdos do entretenimento quanto em grandes eventos. Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio, até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão.