Topo

Sem Palmeiras x Fla e jogos para "puxar", Globo projeta filme nesta tarde

Flamengo tem surto de covid-19: mais de 40 infectados no clube, sendo 19 jogadores - ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
Flamengo tem surto de covid-19: mais de 40 infectados no clube, sendo 19 jogadores Imagem: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

27/09/2020 12h52

A Globo agiu para ter um plano B caso a suspensão do jogo Palmeiras x Flamengo, que seria exibido para todo o Brasil na tarde de hoje, às 16h, seja mantida. Em vez de futebol, o público verá um filme de longa-metragem, em uma dupla sessão de cinema. A emissora carioca monitora de perto toda a questão desde quinta-feira e espera uma decisão definitiva para mudar a sua programação de última hora. Nos bastidores, a Globo trabalha com a informação de que a decisão do TRT-RJ de adiar o jogo por causa do surto de covid-19 no Fla será revertida.

O longa que está de "espera" é "Transformers: O Último Cavaleiro", produzido em 2017 e protagonizado por Mark Wahlberg. A Globo espera uma posição oficial da CBF para agir. Vale lembrar que, se a decisão for revertida, a Globo fará a partida normalmente com transmissão comandada por Luís Roberto. O Premiere também exibiria o jogo, com narração de Odinei Ribeiro. Colocar um outro jogo de futebol está fora de cogitação porque não há outra partida no horário, e há pouco tempo para "puxar" jogos que ocorrem mais tarde.

Na quinta, a Globo estudou pedir uma mudança emergencial ho horário de Vasco x Red Bull Bragantino, que aconteceu às 11h de hoje, pelo menos para resguardar o jogo para grande parte do país e manter uma entrega comercial para seus anunciantes. Mas o tempo limite para adiamento de partidas pela TV não foi cumprido a tempo, e decidiu-se apostar na exibição do clássico interestadual.

Se cancelado o jogo entre Verdão e Fla para valer, a Globo terá menos uma data de entrega comercial para os anunciantes de seu futebol em 2020, que já deixou de ter no pacote torneios como a Libertadores da América e do Campeonato Carioca. A emissora deve dar exposição dos anunciantes nos intervalos do filme que será exibido entre 16h e 18h.

Procurada oficialmente, a Globo confirmou que está pronta para mudar a grade se o jogo não ocorrer. "A Globo aguarda a decisão da Justiça e da CBF sobre a realização da partida. Caso não aconteça, a emissora está pronta para adaptar sua programação", disse a emissora para o UOL Esporte.

Palmeiras x Flamengo, que deveria acontecer pelo Campeonato Brasileiro, foi suspenso pela Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro, após o Sindeclubes (Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas e Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro) entrar na Justiça afirmando que havia grande risco de contágio de covid-19 se o jogo acontecesse.

"Manter a partida implicaria risco demasiado para a saúde de jogadores das duas equipes, comissão técnica e demais empregados. Além disso, há risco de contaminação dos familiares, quando do retorno para casa (...) Portanto, por tudo acima exposto, a fim de garantir a integridade física e a manutenção da saúde dos empregados do 2º réu (CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO), concedo a tutela de urgência, em caráter liminar, e determino que a suspensão do jogo designado para o dia 27/09/2020", diz o trecho da decisão.

Na esfera esportiva, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou, também ontem, um novo pedido do Flamengo para o adiamento da partida. Porém, com a decisão do TRT-RJ na Justiça comum após o pedido do Sindeclubes, o jogo segue suspenso. A CBF ainda tenta garantir a realização da partida hoje por meio de recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.