Topo

Com três duelos em dois anos, Corinthians supera Palmeiras no Ibope

Otero tenta se livrar da marcação de Wesley durante clássico entre Corinthians e Palmeiras pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Otero tenta se livrar da marcação de Wesley durante clássico entre Corinthians e Palmeiras pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

25/09/2020 13h46

Rivais históricos em campo, Palmeiras e Corinthians também têm protagonizado a briga por audiência da televisão brasileira. Nos últimos três anos, os clubes paulistas entraram em campo ao mesmo tempo com transmissões de canais abertos três vezes, e o Corinthians foi visto por mais pessoas em duas delas.

Em fevereiro de 2019, o Corinthians foi atração da RedeTV! contra o Racing, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. A partida foi exibida no canal por meio de um acordo com o DAZN, então detentor dos direitos da competição. Ao mesmo tempo, o Palmeiras entrou em campo para um jogo contra o Ituano, válido pelo Campeonato Paulista.

Com grande divulgação e repercussão nas redes sociais, a RedeTV! conseguiu com o Corinthians algo que não vivia desde 2011, quando o "Pânico" saiu do canal: liderar a audiência. Mas isso só ocorreu depois que o jogo do Palmeiras acabou. Mesmo sendo de menor apelo, a partida do clube alviverde marcou 16 pontos da Globo, seis a mais do que a concorrente conseguiu com o alvinegro.

O jogo do Corinthians terminou mais tarde porque foi para os pênaltis. Durante a disputa, a RedeTV! venceu o programa "Segue o Jogo", da Globo, marcando 16 pontos de pico e liderando a audiência por 14 minutos.

Em 2020, jogos do Corinthians ficaram à frente de partidas do Palmeiras na audiência quando os arquirrivais jogaram ao mesmo Tempo. Os embates aconteceram nas últimas quartas-feiras, com a estreia da Libertadores no SBT.

Durante a fase de grupos, o canal de Silvio Santos teve de manter as escolhas feitas anteriormente pela Globo, que rescindiu o contrato de transmissão que tinha com a Conmebol. Para se armar da melhor forma possível, a emissora carioca decidiu colocar jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro para concorrer com o SBT.

No primeiro embate no dia 16, a vitória do Palmeiras sobre o Bolívar marcou 10 pontos no SBT, e o triunfo do Corinthians sobre o Bahia marcou 25 na Globo. No mesmo horário, a Record marcou 11 pontos de média.

Na última quarta-feira (23), aconteceu o segundo embate deste ano. A Globo conseguiu 24 pontos de média com a derrota do Corinthians para o Sport, e o SBT marcou nove com o empate entre Palmeiras e Guaraní do Paraguai. O canal de Sílvio Santos ficou novamente com a terceira colocação, atrás também da Record.