Topo

Confiança vê surto de Covid-19 e cita Fla para tentar adiar jogo na Série B

Confiança em jogo contra o Cruzeiro na Série B: clube vive surto de Covid-19 e pede adiamento de jogo - Bruno Haddad/Cruzeiro
Confiança em jogo contra o Cruzeiro na Série B: clube vive surto de Covid-19 e pede adiamento de jogo Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

24/09/2020 21h51

O Confiança, clube sergipano que disputa a Série B do Brasileirão, confirmou na noite desta quinta-feira (24) que teve um surto de covid-19 em seu elenco e comissão técnica de futebol. Em bateria de testes para disputar o jogo contra a Ponte Preta, previsto para domingo (27), o Dragão do Bairro Industrial descobriu seis jogadores do elenco infectados e mais dois membros de sua comissão técnica com testagem positivas.

Eles se juntam a outros dois jogadores que já tinham testado positivo no jogo contra o Guarani, disputado na semana passada. Ao todo, o clube tem dez casos em seu departamento de futebol.

Por causa do novo surto, o time que ocupa a 12ª posição na segunda divisão nacional pediu o adiamento da partida com o clube de Campinas para a CBF, alegando que não tinha condições de colocar um time em campo na partida que marcada para Campinas, a partir das 20h30.

O time viajaria para o interior de São Paulo amanhã (25) e ficaria confinado até a disputa do jogo, como manda o protocolo da CBF par as competições nacionais.

O Confiança não divulgou nomes de jogadores infectados. Para basear seu pedido de adiamento, o Confiança citou o caso do Flamengo. Com mais de vinte casos entre seus jogadores, o Rubro-negro carioca entrou no STJD para obter liminar que adie o jogo contra o Palmeiras, também previsto para o próximo domingo.

Para o Confiança, o caso é de saúde pública e não seria possível manter competitividade com tantos casos em seu time. O clube cita que tem um elenco mais curto, até por ser um time que tem menos poder aquisitivo.

"Outros clubes que disputam o Campeonato Brasileiro já fizeram a solicitação por casos parecidos, a exemplo do Flamengo que aguarda resposta da entidade sobre o adiamento do jogo contra o Palmeiras na mesma data", afirmou o Confiança em comunicado.

Médico do clube, Francis Vasconcelos explicou o procedimento e as medidas adotadas pelo Confiança daqui para frente. "Os jogadores e os membros da comissão técnica que testaram positivo agora estão isolados e monitorados diariamente pelo departamento médico. Além deles, nós temos mais dois atletas, que completam o isolamento no sábado, que estão assintomáticos e retornam as atividades no sábado", disse.

É o segundo grande surto de covid-19 envolvendo um clube do Nordeste nesta Série B do Campeonato Brasileiro com apenas um mês e meio de disputa. No início do campeonato, em agosto, o CSA de Alagoas também teve um grande número de jogadores com testagem positiva e teve vários jogos adiados.

Veja o comunicado do Confiança:

"A Associação Desportiva Confiança vem, por meio deste, informar a sua torcida, patrocinadores e imprensa, os resultados dos exames de RT-PCR realizados na última quarta-feira (23), no estádio Sabino Ribeiro, para a detecção de casos da COVID-19 no clube.

Seguindo o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o Campeonato Brasileiro Série B, o Dragão selou parceria com a Cemise e a Vida Atendimento Domiciliar para a realização dos testes.

Seis atletas e dois integrantes da comissão técnica tiveram resultados positivos para o novo Coronavírus. Quatro jogadores e um componente da comissão encontram-se assintomático e os outros dois atletas e um integrante estão com sintomas gripais leves. Todos estão em isolamento domiciliar e não terão os nomes revelados. O departamento médico do clube está acompanhando e dando todo o suporte necessário.

Outros dois atletas estão cumprindo o período da quarentena após testarem positivo no exame antes do jogo contra o Guarani. Totalizando, 10 integrantes do clube com Covid-19.

O Confiança fará uma solicitação para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para adiar o jogo contra a Ponte Preta, que está marcado para o próximo domingo (27).

Outros clubes que disputam o Campeonato Brasileiro já fizeram a solicitação por casos parecidos, a exemplo do Flamengo que aguarda resposta da entidade sobre o adiamento do jogo contra o Palmeiras na mesma data"