Topo

Libertadores - 2020

Globo escala novela e filme contra favoritismo do SBT com Gre-Nal de quarta

Os Farofeiros: filme é arma da Globo para evitar derrota para Gre-Nal do SBT em Porto Alegre (Divulgação) - Divulgação
Os Farofeiros: filme é arma da Globo para evitar derrota para Gre-Nal do SBT em Porto Alegre (Divulgação) Imagem: Divulgação

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

22/09/2020 17h33

A Globo decidiu mudar a estratégia de programação da noite de amanhã (23) para o Rio Grande do Sul. Depois de tomar uma goleada com o jogo do Corinthians no Brasileirão na semana passada, chegando a ficar em terceiro lugar em alguns momentos, a emissora carioca vai apostar numa edição maior da novela "A Força do Querer" e em um filme popular nacional de humor contra o clássico Internacional x Grêmio, que será exibido com exclusividade pelo SBT.

Segundo apurou o UOL Esporte, a RBS, afiliada da emissora carioca no estado gaúcho, vai exibir a novela "A Força do Querer" entre 20h35 e 21h50 - terminando 30 minutos além do previsto para a novela de Gloria Perez no restante do país.

Às 21h50, quando o Gre-Nal já terá cerca de 20 minutos minutos de bola rolando, começará o filme "Os Farofeitos", longa de humor protagonizado por Maurício Manfrini, Cacau Protásio, Danielle Winits e Aline Riscado.

O longa-metragem é um dos campeões de audiência recentes da Globo. No ano passado, quando exibido na sessão "Tela Quente", o filme marcou média de 28 pontos de Ibope na Grande São Paulo, o recorde da faixa de filmes em 2019.

Exibir o longa recordista de Ibope contra a maior ameaça de audiência da concorrente nos últimos tempos é uma estratégia de contenção, para impedir que o público médio não troque de canal e dê um Ibope significativo para o SBT.

O SBT vai exibir o clássico Internacional x Grêmio para o Rio Grande do Sul e a grande maioria do país - Guarani (PAR) x Palmeiras será transmitido apenas para o estado de São Paulo e Goiás, com comando de Téo José.

O duelo gaúcho terá narração de Luiz Alano, com comentários de Mauro Galvão e reportagens de Glauco Pasa diretamente do Beira-Rio, a partir das 21h30. Como comentarista convidado, a emissora de Silvio Santos contratou o famoso radialista gaúcho Luiz Carlos Reche.

O jornalista tinha fechado bases salarias pela participação e estava apenas esperando a liberação da Rádio Grenal, onde trabalha, para ser anunciado como o comentarista da partida. A expectativa do SBT é conseguir o recorde de maior audiência fora da Globo em Porto Alegre em todos os tempos.

Em outros estados, a escolha do Gre-Nal se deu por um motivo simples: o jogo do Palmeiras, com evidentemente menos apelo nesse momento, não atrairia muito a audiência. O embate dos rivais gaúchos, por ser um clássico nacional, pode chamar mais a atenção do público e dar bons índices em cidades como Rio de Janeiro e Brasília, onde o jogo será exibido.