Topo

Gerd Wenzel critica Band na estreia do Alemão: "Quis reescrever a história"

Comentarista fez parte da equipe pioneira, com José Trajano e Cacá Fernando - que está na Band em 2020 - Lucas Lima/UOL
Comentarista fez parte da equipe pioneira, com José Trajano e Cacá Fernando - que está na Band em 2020 Imagem: Lucas Lima/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/09/2020 15h13

Principal nome da análise do futebol alemão no Brasil, o jornalista Gerd Wenzel criticou a Band e o narrador Cacá Fernando por dizerem na reestreia do "Show do Esporte", hoje (20), que o Campeonato Alemão estava sendo exibido em TV aberta pela primeira vez na história, o que não é verdade. Wenzel lembrou que, entre 1991 e 1994, a TV Cultura exibiu a Bundesliga de forma inédita em território nacional.

A polêmica se torna ainda mais impressionante porque Cacá Fernando fez parte da equipe que transmitiu a competição na exibição pioneira, que contou também com José Trajano. Na última quinta-feira (18) em suas redes sociais, o próprio narrador relembrou o período em que trabalhou na Cultura para os seus seguidores, o que causou ainda mais estranhamento em quem acompanha o Esporte na televisão brasileira de forma mais aproximada.

Advertido por seus seguidores no Twitter, Gerd Wenzel viu a transmissão e notou as falas. O jornalista não perdoou e disse que a TV queria reescrever a história. "É preciso respeitar a história e é lamentável que durante uma partida da Bundesliga neste domingo a Band quis reescrever a história ao informar que é a primeira vez que uma TV aberta transmite o Alemão. Não é verdade. Bundesliga em TV aberta 1ª vez foi na TV Cultura entre 91 e 94", afirmou.

Alguns seguidores tentaram defender o narrador e a emissora, afirmando que poderia ter sido um lapso de memória. Gerd Wenzel negou que tivesse sido isso na sua percepção. "Lapso? Me poupe. É preciso respeitar a história", contou. A maioria do público na internet ficou ao lado do experiente jornalista, que hoje trabalha na ESPN Brasil em comentários de partidas de clubes da Alemanha na Copa da Alemanha e em outras competições.

A Band adquiriu por um ano os direitos de transmissão da Bundesliga para exibir em TV aberta. Os outros jogos da rodada serão exibidos pelo aplicativo OneFootball, em esquema inédito. O Alemão estava fora da televisão aberta havia 26 anos, justamente após o fim da exibição na TV Cultura. Nos últimos anos, sua exibição ficou restrita aos canais Disney, que não conseguiu a renovação dos direitos de transmissão na TV por assinatura.