Topo

Globo planeja futebol feminino e vôlei para substituir Fórmula 1 em 2021

Cristiane e Thais Duarte comemoram gol do Santos sobre o Audax em jogo que marcou o retorno da série A1 do Brasileiro Feminino - Flávio Hopp/Santos F.C.
Cristiane e Thais Duarte comemoram gol do Santos sobre o Audax em jogo que marcou o retorno da série A1 do Brasileiro Feminino Imagem: Flávio Hopp/Santos F.C.

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

17/09/2020 12h00

A Globo já planeja o futuro de sua programação esportiva nas manhãs de domingo. A ideia da emissora é reativar com força a faixa de Esporte ao vivo dentro do "Esporte Espetacular", que nos últimos anos exibiu menos eventos do que costumava, por exemplo, na década de 2000. O projeto inclui o futebol feminino como atração principal, mas também jogos de Vôlei e Stock Car, que já é atração, no esqueleto da proposta. O fato segue um planejamento de valorizar as mulheres no futebol.

Segundo apurou o UOL Esporte, o planejamento da Globo é adquirir os direitos do Brasileirão Feminino. Um jogo por rodada seria exibido nas manhãs de domingo pela Globo, enquanto outros seriam mostrados na TV por assinatura e no Premiere. Além de um rodízio de narradores, as partidas seriam comentadas e reportadas por mulheres. Vale ressaltar, porém, que a Globo planeja contratar uma narradora para sua equipe esportiva.

Adquirir o Brasileirão Feminino acostumaria o público da Globo a ver futebol feminino não somente em ano de Copa do Mundo na Globo. Outro ponto é que a Globo acha que pode ajudar na profissionalização do produto.

Internamente, profissionais mulheres da emissora pedem que a competição seja olhada com carinho e que seria um produto importante para angariar público. Atualmente, os jogos do Brasileirão Feminino são exibidos pela Band, no Twitter e pela plataforma MyCujoo.

A entrada no Brasileirão Feminino também ajudaria bastante também no pacote publicitário de futebol da Globo, em desfalque pela perda do Campeonato Carioca e da Libertadores da América. Este pacote deve ser divulgado para o mercado no último trimestre deste ano.

O atraso nessa ida ao mercado se dá por causa da pandemia do novo coronavírus, o que fará quem comprou o pacote comercial do futebol em 2020 tenha exposição até o fim da temporada, prevista para se encerrar em fevereiro do ano que vem.

Valorização do vôlei

Outro ponto pensado é na transmissão de partidas de vôlei. A Globo sabe que jogos da seleção brasileira masculina e feminina devem ser marcados em breve, e a preferência é exibi-los na manhã de domingo. A Superliga de Vôlei, que já teve jogos mostrados também, foi outra opção discutida pela emissora. O vôlei sempre deu retorno para a Globo e seria uma forma de aquecer a audiência para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para o ano que vem.

Outro ponto é a continuidade da exibição da Stock Car, principal competição de automobilismo no Brasil. Hoje, apenas a corrida do Milhão é mostrada na TV aberta. Outras corridas podem ser exibidas. No entanto, a Globo ainda não bateu o martelo. São discussões que estão acontecendo no planejamento de programação para o ano que vem.