Topo

La Liga - 2020/2021

Disney fecha acordo pelo Espanhol com exclusividade para TV brasileira

Lionel Messi no Barcelona: Disney renova direitos de transmissão do Campeonato Espanhol - UEFA/Handout via Xinhua
Lionel Messi no Barcelona: Disney renova direitos de transmissão do Campeonato Espanhol Imagem: UEFA/Handout via Xinhua

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/09/2020 17h36Atualizada em 11/09/2020 18h20

A Disney fechou na tarde desta sexta-feira (11) os direitos do Campeonato Espanhol por longo prazo. A exibição será exclusiva na TV brasileira, com transmissão compartilhada entre ESPN Brasil e Fox Sports. Os jogos começam a ser transmitidos já a partir de amanhã (12), com pelo menos sete partidas exibidas. A renovação fecha uma das prioridades da empresa americana para este ano de fusão entre os seus, agora, dois canais esportivos.

Segundo apurou o UOL Esporte, La Liga terá exibição apenas na Disney na TV brasileira, sem janela na TV aberta ou no streaming. A empresa foi a única a fazer proposta pelos direitos de transmissão e sua renovação já era esperada pelo tom amigável das conversas nas últimas semanas e também pelo bom histórico que o campeonato tem de exibição na ESPN Brasil historicamente.

Escalas e definições de quem narra partidas estão sendo alinhadas e devem ser divulgadas até o fim do dia de hoje. A Disney também confirmará a renovação nas próximas horas. O acordo assinado foi por um longo tempo, como tem sido a prática de La Liga em seus acordos. A apuração da reportagem diz que o tempo de acordo é por cinco anos - ou seja, até a temporada 2024/2025.

A renovação do torneio era importante por que trata-se de uma das ligas campeãs de audiência. Os jogos de Barcelona e Real Madrid costumam marcar médias que fazem a ESPN e o Fox Sports liderarem os números na TV por assinatura, atingindo sempre índices na casa dos 2 pontos de audiência.

Outras partidas de clubes como Sevilla, Athletic Bilbao e Atlético de Madri também possuem boa performance junto ao telespectador assinante. Com Messi definindo ficar no Barcelona, a expectativa de Ibope é ainda mais animadora.

Com isso, a Disney mantém suas duas ligas de futebol mais fortes na programação. Além de La Liga, a Premier League é da emissora até 2022. Neste fim de semana, a empresa está animada com os índices de audiência que pode ter.

Junto com o retorno do Campeonato Espanhol, o Inglês está de volta, além de transmissões na NFL, do US Open e da NBA. Na terça (16), a aposta é na exclusividade dos jogos na TV por assinatura da Libertadores, que serão mostradas no Fox Sports.

La Liga voltará amanhã com sete partidas. O jogo inaugural será às 11h (horário de Brasília), entre Eibar x Celta de Vigo. Barcelona e Real Madrid não jogam neste fim de semana por terem terminado a temporada mais tarde por causa da última Liga dos Campeões. O mesmo vale para o Atlético de Madri. Os jogos destas equipes serão disputados em data a ser anunciada.