Topo

Por amor, Domitila Becker viveu saga para não ser barrada na Europa

Domitila Becker e o namorado ficaram separados por causa da pandemia de covid-19 - Reprodução/Instagram
Domitila Becker e o namorado ficaram separados por causa da pandemia de covid-19 Imagem: Reprodução/Instagram

Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 04h00

Domitila Becker, ex-SporTV e apresentadora atualmente de eventos de eSports, namora o austríaco Markus Fasching. Com a distância de um oceano entre eles, o casal se vê em visitas esporádicas depois de passar um ano grudados em uma volta ao mundo. No entanto, a pandemia de covid-19, o fechamento de todas as fronteiras da Europa e a proibição da entrada de turistas brasileiros no continente fez os dois iniciarem uma saga para que a jornalista não fosse barrada ao tentar visitar o amado.

"Uma coisa é decidir não se encontrar e outra é querer e não poder. Foi difícil essa fase. A gente ficou um tempo namorando à distância. Ele foi pro Brasil três vezes até que a gente decidiu viajar pelo mundo. E aí foi muito louco. Saímos de um namoro à distância pra um ano de relacionamento grudado 24 horas. Conheço ele 100% e valeu por cinco anos de casado", conta Domitila ao UOL Esporte.

O afastamento pandêmico durou quase cinco meses. Por não serem casados, a entrada na Europa da brasileira foi ameaçada. Policiais de imigração e autoridades consulares diziam um sonoro "não" aos apelos do casal. Foram ligações e e-mails com respostas negativas até que uma descoberta reviveu a esperança: Domitila e Markus encontraram a hashtag "love is not tourism" (amor não é turismo), usada por casais de todo o mundo para tentar convencer autoridades a permitirem que quem não era casado no papel e vivia em países diferentes tivessem o direito de se ver durante a pandemia.

Domitila tinha o roteiro de viagem traçado: embarcaria para a Áustria em um voo com escala em Frankfurt, na Alemanha. Mas tinha medo de ser barrada no aeroporto. "A gente estava com tudo pronto, mas fui achando que eu não iria embarcar, porque a última resposta da Alemanha era 'não vai poder embarcar'". O movimento "amor não é turismo" deu certo na hora: em agosto, a Alemanha passou a permitir que casais de namorados possam se visitar. Domitila embarcou para a Europa com sua pastinha com documentos e fotos provando que seu amor é amor de verdade e um teste negativo de covid-19 feito horas antes do voo.

"Foi uma correria atrás de documentos. Eu tenho uma pasta gigante com vários documentos, com fotos, pra provar que estamos num relacionamento. Quando eu estava indo pro aeroporto, vi a mensagem de que a Alemanha tinha aprovado o 'love is not tourism', a entrada de casais que não são casados. Eles colocaram um adendo de que a decisão valeria a partir de uma segunda e eu voava num sábado. Foi tanta gente que rolou uma pressão em vários políticos", explica a apresentadora.

Depois de tanta correria e indecisão, Domitila arriscou e embarcou rumo à Alemanha para tentar reencontrar Markus. Na chegada ao país, uma surpresa. Nada de perguntas complexas e pedidos de documentos. Menos de um minuto depois de entregar o passaporte ao policial alemão da imigração, a apresentadora ganhou o carimbo para poder entrar no continente e rever o amado. Já na Áustria, tudo mais tranquilo ainda e os dois puderam se reencontrar.

Domitila Becker e o namorado assistem à final da Liga dos Campeões "no meio do mato" após reencontro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Domitila Becker e o namorado assistem à final da Liga dos Campeões "no meio do mato" após reencontro
Imagem: Reprodução/Instagram

"Na Áustria, nem pediram teste, não tinha nada. Peguei minha mala e corri pro braço do Markus. E aí foi lindo, só amor". Desde então, Domitila e Markus viajam juntos de carro "pelo mato", como eles adoram. Os itens básicos são um carro com cama e duas bicicletas.

O casal ainda não sabe como será o segundo semestre de 2020. A apresentadora voltará ao Brasil para trabalhar no campeonato brasileiro de Rainbow 6. Ela tem contrato para apresentar outros eventos de eSports até fevereiro do ano que vem. O namorado já visitou o Brasil três vezes e a previsão é de que embarque de novo ao país em dezembro.

Essa é só uma previsão, não o planejamento concreto, o que é impossível em meio a uma pandemia mundial. Mas nem mesmo a falta de certeza sobre o Natal no Brasil com Markus tira o sono de Domitila. O lema é viver o agora e com amor, sempre.