Topo

Ibope em agosto: TNT dispara com Champions, e Sportv sobe com Brasileiro

André Henning, narrador da Turner: TNT teve mês histórico na audiência por causa da Champions League - Reprodução/Facebook
André Henning, narrador da Turner: TNT teve mês histórico na audiência por causa da Champions League Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/09/2020 16h21

A audiência da televisão esportiva em agosto mostra como os eventos ao vivo fazem a diferença. Com a exibição da fase final da Champions League, a TNT disparou nos números de Ibope e conseguiu um de seus melhores resultados na história. Já o Sportv, que começou a exibir vários jogos do Campeonato Brasileiro da Série A e B, além das finais dos estaduais, conseguiu subir seus dados, comparados ao que marcava antes da pandemia do novo coronavírus.

Segundo números de audiência obtidos pelo UOL Esporte, a TNT marcou média de 0,23 ponto de audiência no PNT em agosto, na média 24 horas de segunda a domingo. Entre os canais de TV por assinatura, o canal superstaion da Turner só perdeu na média para o Viva, que reprisa antigas atrações da Globo e foi beneficiado principalmente pela reta final da reprise da novela "O Clone" - fechando com 0,33.

Como se sabe, a final da Champions League entre Bayern x PSG obteve a maior audiência da história da televisão por assinatura em 30 anos de serviço no Brasil. em 23 de agosto.

Já o canal esportivo da Globo voltou a figurar entre os dez canais esportivos pagos mais vistos do país, ao fechar em sétimo lugar com média de 0,18 ponto. O resultado se deve muito por causa de jogos do Campeonato Brasileiro da Série A no horário nobre e também da Série B, que virou coringa na disputa pelos números e tem jogos exibidos quase todos os dias.

Quem teve uma queda em agosto foram os canais Disney. Sem torneios europeus, em férias depois de concluir a temporada 2019/2020, ESPN Brasil e Fox Sports viram uma queda nos números em muitos jogos ao vivo e apenas com programas de debate majoritariamente. A expectativa é que em setembro, com o retorno da NFL e da Premier League, os índices voltem a ser bons como foram em junho e julho.

Veja o ranking das emissoras esportivas no Brasil, segundo o Ibope:

1º - SporTV: 0,18

2º - Fox Sports: 0,07

3º - SporTV 2: 0,06

4º - ESPN Brasil: 0,03

5º - SporTV 3: 0,03

6º - ESPN: 0,02

7º - Fox Sports 2: 0,01

8º - BandSports: 0,01

9º - ESPN2: 0,00