Topo

Por baixo do óleo: a história de dor e pobreza do "Besuntado de Tonga"

Pita Taufatofua foi o porta-bandeira de Tonga na Rio-2016 e em Pyeongchang-2018; agora é a vez de Tóquio-2021 - Jamie Squire/Getty Images
Pita Taufatofua foi o porta-bandeira de Tonga na Rio-2016 e em Pyeongchang-2018; agora é a vez de Tóquio-2021
Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 04h00

O tonganês Pita Taufatofua causou furor ao entrar no Maracanã na abertura da Rio-2016. Sem camisa e com óleo de coco sobre o corpo, o porta-bandeira foi apelidado de Besuntado de Tonga e de imediato se tornou um personagem olímpico. Em entrevista ao UOL Esporte, no entanto, o lutador de taekwondo mostra que sua história não se resume às Olimpíadas.

A vida de Pita é melhor representada pela dor e pelas dificuldades do que por óleo de coco. Ele conheceu as frustrações da derrota muito antes de saborear qualquer vitória: ainda na infância, experimentou a pobreza, teve a casa destruída por um ciclone e foi excluído na escola por ser a criança menos desenvolvida. Aí passou a praticar taekwondo, o esporte que o levou à Rio-2016 e pelo qual já garantiu vaga na Tóquio-2021.

"Meu pai era fazendeiro, minha mãe foi enfermeira. Tive uma infância muito boa, mas de uma família muito pobre", lembra Pita Taufatofua. Ele nasceu na Austrália, onde seu pai Pita foi estudar agronomia e acabou conhecendo a mãe, Rosemary. A família se mudou para Tonga quando Pita ainda era bebê e se estabeleceu em Ha'apai, um arquipélago onde hoje não moram mais de 3 mil pessoas.

Eram sete filhos amontoados em uma casa de um quarto só. Aos cinco anos Pita perdeu uma das irmãs para o câncer — ela tinha 12. A tristeza dos familiares o marcou, mas a resiliência também: anos depois eles tiveram a casa destruída por um ciclone, e ainda assim se reergueram. Todos os irmãos foram para a universidade na Austrália, onde Pita cursou engenharia mas não completou.

Os primeiros passos no esporte também não foram de muito incentivo. O sonho sempre foi jogar rúgbi, o esporte mais popular de Tonga, mas Pita não teve chance. "Tentei por quatro anos, mas o treinador nunca viu potencial em mim. Muita gente olhava para mim e dizia que eu nunca seria um atleta, por causa do crescimento tardio", lembra.

Pita Taufatofua - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Em março, Pita Taufatofua garantiu classificação no taekwondo para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Imagem: Reprodução/Instagram

No taekwondo a história foi diferente. "Comecei bem pequeno, aos cinco anos, e aos dez tive minha prova de faixa preta. Não passei no teste e tive que voltar no ano seguinte. Era um pedaço de madeira, que tinha que quebrar com um chute rodado. Da primeira vez não deu, mas na segunda ela quebrou em quatro pedaços", conta Pita.

Até a prova de fogo para seguir na luta foi uma frustração: aos 18 anos Taufatofua já estava na seleção de taekwondo de Tonga e viajou para uma competição internacional, mas não pôde competir por não ter dinheiro para a taxa de inscrição.

"Nós já tínhamos gastado tudo nas passagens. No fim, me tiraram da lista e colocaram outro atleta. Foi bem duro: estávamos todos lá, minha família e eu, mas eu só pude assistir", recorda o Besuntado de Tonga, que por fim insistiu no taekwondo e agora vai à segunda Olimpíada por causa dele.

Apelido não incomoda

Questionado sobre os rótulos e o risco de ser resumido a um personagem, Taufatofua pondera sobre a representação cultural de Tonga em um palco como as Olimpíadas.

"As pessoas podem dizer o pior de mim, porque não ligo. Eu sei quem sou, de onde vim e o que fiz para chegar aqui. Tenho orgulho do meu povo, das nossas tradições, e comentários de fora nunca vão abalar isso", diz, inabalável. "Nós estamos em uma era em que as pessoas mudam quem são só por causa das redes sociais. E eu acho isso triste. Não vou mudar quem eu sou."

Famoso depois da Rio-2016, Pita repetiu o óleo de coco nos Jogos Olímpicos de Inverno na Pyeongchang-2018, quando competiu no esqui cross-country. Nas duas ocasiões o protocolo era usar roupa social, mas o porta-bandeira preferiu ficar sem camisa.

"Eu pensei 'por que usar terno e gravata se meus antepassados nunca usaram?' Em Tonga, quando havia alguma festa, um grande evento, os dançarinos passavam óleo no corpo para dançar", explica.

Confira a entrevista completa com Pita Taufatofua:

Pita Taufatofua - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pita tenta disputar dois esportes em Tóquio-2021, mas vê vaga "quase impossível" na canoagem
Imagem: Reprodução/Instagram

UOL: Na terceira classificação à Olimpíada sua família esteve por perto, pela primeira vez. Foi uma conquista diferente por causa disso?

Pita Taufatofua: Foi a primeira vez que minha família estava lá assistindo. A primeira tinha sido na Papua Nova Guiné e a segunda na Islândia, quase no Ártico, então não era nada acessível. Desta vez foi muito especial, uma sensação bem diferente. Tenho uma relação muito forte com meus familiares, são as pessoas mais especiais que tenho. Durante alguns anos eu não gostava muito de ter minha mãe por perto nas competições, porque ela às vezes chorava, e eu ficava mais nervoso ainda, mas desta vez foi incrível.

Neste ciclo você tenta duas classificações para Tóquio-2021 em esportes diferentes. No taekwondo já deu certo, agora é a vez da canoagem em velocidade. Como você concilia os treinos das duas modalidades?

Não parece, mas os dois esportes têm muitas similaridades. E tem um benefício também, que é o esforço dos membros: posso passar muitas horas chutando no treino [de taekwondo] e depois entrar em um caiaque e descansar as pernas, usar muito mais os braços.

Só resta uma vaga na canoagem para Tóquio-2021. Como está sua expectativa para o classificatório?
É quase impossível. É mais como fechar os olhos e tentar o que der. Mas eu gosto mesmo assim, porque também me obriga a dar tudo o que eu tiver. Minha melhor chance era na qualificatória da Oceania, mas eu tinha uma lesão e não consegui. Agora só resta uma posição, que será do melhor colocado entre os países que não tiverem representantes classificados ainda. Seria praticamente um milagre porque é muito difícil, mas estou treinando forte.

[Nota da Redação]: A última vaga seria disputada em Duisburg (ALE), em etapa da Copa do Mundo de canoagem em velocidade, mas precisou ser adiada para maio de 2021 devido à pandemia do coronavírus.

Em março você se classificou no taekwondo com uma fratura na costela. Está 100% agora?
Eu estava me sentindo 100% até eu voltar a entrar no rio há alguns dias [para treinar no caiaque], e aí senti as dores voltarem. Mas é uma questão de tempo até sarar por completo. Foi também um erro meu, de tentar ir de 0% a 100% muito rápido e esquecer que haviam etapas neste caminho.

Você tem um histórico de lesões: ossos quebrados, lesões de ligamento, recentemente teve um problema na costela. Como é sua relação com a dor?
Tenho uma tolerância bem alta à dor física. A coisa sobre as lesões é que eu me esforço tanto, encaro muito meus limites, que elas se tornaram algo meio natural. Faço tudo o que posso fazer para me tornar bom em alguma coisa, às vezes erro na medida e extrapolo, então as lesões acabam sendo consequência.

Sua história é muito mais sobre dor do que sobre vitória ou óleo de coco?
Com toda a certeza. Nos últimos anos o que eu mais tenho tentado passar às pessoas é como superar a dor, as dificuldades, sejam mentais ou físicas. Uso meu próprio exemplo para isso, e acho que é o que melhor posso passar [aos outros].

Depois de tanta dor, veremos óleo de coco na abertura da Tóquio-2021?
Meu único plano agora é tentar qualificar na canoagem, não consigo ver nada além da etapa na Alemanha. A cerimônia de abertura é muito importante, é claro, mas para os atletas o que há de mais importante é treinar para tentar ganhar medalhas. Mas, veja, não se esqueça de escrever o quanto eu agradeço meus fãs brasileiros pelo carinho. Nada disso estaria acontecendo se não fosse o Rio de Janeiro. Mando todo o meu carinho.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 foram em Pyeongchang e não em Pyongyang. O erro foi corrigido.