Topo

São Paulo se esforça, busca Globo, mas jogo contra Athletico não terá TV

Daniel Alves, do São Paulo, disputa bola com Betinho, do Sport, na partida do Brasileirão 2020 - Paulo Paiva/AGIF
Daniel Alves, do São Paulo, disputa bola com Betinho, do Sport, na partida do Brasileirão 2020 Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/08/2020 00h00Atualizada em 26/08/2020 16h56

O São Paulo bem que tentou, mas o jogo contra o Athletico Paranaense que vai acontecer hoje (26) às 19h, antecipado da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, não terá nenhum tipo de transmissão para o mercado brasileiro. O motivo é a escolha da Globo por uma estratégia diferente para as transmissões a partir deste ano.

Segundo apurou o UOL Esporte, questionados pela torcida nas redes socais e pressionados para viabilizar uma transmissão, membros da direção do Tricolor paulista acionaram executivos da Globo para ver se era possível exibir a partida, em transmissão aberta no site esportivo da emissora, como aconteceu ano passado com alguns jogos do Athletico.

Por ter apenas contrato em TV aberta com a Globo, o Furacão só pode ter jogos exibidos nesta mídia. Um jogo exibido pelo site da emissora é considerado como "aberto". Só no ano passado, a Globo exibiu partidas de Flamengo, Corinthians, Grêmio e Fluminense contra o Athletico apenas em seu site, de forma aberta para o público.

A estratégia ocorreu para que o jogo não ficasse "cego". A Globo respondeu que não pretende adotar essa estratégia este ano, mantendo as transmissões apenas na TV aberta linear, além das partidas no Sportv e no Premiere - que são exibidas também em streaming para os assinantes destes dois canais esportivos.

Para a Globo, não é vantajoso exibir partidas no seu site no modelo atual de exibição dos jogos. O motivo é ter que pagar um valor de TV aberta para uma partida que, na teoria, não atinge o grande público por causa da limitação de acesso a banda larga de internet. Ou seja, a partida não atinge os milhões que fazem valer o investimento.

Com isso, apenas os torcedores do São Paulo que moram fora do Brasil podem assistir a SPFC x Furacão, já que o Brasileirão voltou a ser exibido para o mercado internacional após um acordo com empresas de apostas, que exibem jogos das Séries A e B do Brasileirão em formato de streaming.

Vale lembrar que SPFC x Athletico não é exibido em TV aberta porque, marcado para às 19h, a Globo prioriza a exibição da reprise da novela "Totalmente Demais", que está marcando mais de 30 pontos de audiência atualmente.

Na TV paga, o Athletico é um clube com relação com a Turner, enquanto o Tricolor é um time do Sportv. No Premiere, os paranaenses são os únicos sem acordo algum.