PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

São Paulo se esforça, busca Globo, mas jogo contra Athletico não terá TV

Daniel Alves, do São Paulo, disputa bola com Betinho, do Sport, na partida do Brasileirão 2020 - Paulo Paiva/AGIF
Daniel Alves, do São Paulo, disputa bola com Betinho, do Sport, na partida do Brasileirão 2020 Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/08/2020 00h00Atualizada em 26/08/2020 16h56

O São Paulo bem que tentou, mas o jogo contra o Athletico Paranaense que vai acontecer hoje (26) às 19h, antecipado da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, não terá nenhum tipo de transmissão para o mercado brasileiro. O motivo é a escolha da Globo por uma estratégia diferente para as transmissões a partir deste ano.

Segundo apurou o UOL Esporte, questionados pela torcida nas redes socais e pressionados para viabilizar uma transmissão, membros da direção do Tricolor paulista acionaram executivos da Globo para ver se era possível exibir a partida, em transmissão aberta no site esportivo da emissora, como aconteceu ano passado com alguns jogos do Athletico.

Por ter apenas contrato em TV aberta com a Globo, o Furacão só pode ter jogos exibidos nesta mídia. Um jogo exibido pelo site da emissora é considerado como "aberto". Só no ano passado, a Globo exibiu partidas de Flamengo, Corinthians, Grêmio e Fluminense contra o Athletico apenas em seu site, de forma aberta para o público.

A estratégia ocorreu para que o jogo não ficasse "cego". A Globo respondeu que não pretende adotar essa estratégia este ano, mantendo as transmissões apenas na TV aberta linear, além das partidas no Sportv e no Premiere - que são exibidas também em streaming para os assinantes destes dois canais esportivos.

Para a Globo, não é vantajoso exibir partidas no seu site no modelo atual de exibição dos jogos. O motivo é ter que pagar um valor de TV aberta para uma partida que, na teoria, não atinge o grande público por causa da limitação de acesso a banda larga de internet. Ou seja, a partida não atinge os milhões que fazem valer o investimento.

Com isso, apenas os torcedores do São Paulo que moram fora do Brasil podem assistir a SPFC x Furacão, já que o Brasileirão voltou a ser exibido para o mercado internacional após um acordo com empresas de apostas, que exibem jogos das Séries A e B do Brasileirão em formato de streaming.

Vale lembrar que SPFC x Athletico não é exibido em TV aberta porque, marcado para às 19h, a Globo prioriza a exibição da reprise da novela "Totalmente Demais", que está marcando mais de 30 pontos de audiência atualmente.

Na TV paga, o Athletico é um clube com relação com a Turner, enquanto o Tricolor é um time do Sportv. No Premiere, os paranaenses são os únicos sem acordo algum.

UOL Esporte vê TV