Topo

Clubes anunciam acordo com Turner até 2024, mas TNT ainda pode sair em 2022

Marinho e Soteldo comemoram gol do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Marinho e Soteldo comemoram gol do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

19/08/2020 17h02

Em comunicado conjunto, os sete clubes com contrato ativo com a Turner para o Brasileirão deste ano (Palmeiras, Santos, Coritiba, Athletico, Fortaleza, Ceará e Bahia) afirmaram que acertaram problemas pendentes com a programadora em relação ao contrato, que dura até 2024. O acordo já estava apalavrado há algumas semanas e foi assinado hoje (19).

Nesse acordo, como adiantou o UOL Esporte semanas atrás, há o entendimento de que a programadora americana pode sair do Brasileirão em 2022 sem que seja necessário o pagamento de multa aos clubes. Se a Turner optar pela saída, os direitos seriam devolvidos aos clubes que se manteriam em bloco e renegociariam os direitos de transmissão com outros grupos de televisão.

"É com satisfação que o Santos FC comunica que, em conjunto com Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza e Palmeiras, chegou a um acordo com a Turner para manter seu contrato de TV Fechada até 2024", divulgou o clube paulista em suas redes sociais, em texto semelhante a ao escrito por Bahia e Fortaleza.

Com o novo acordo assinado, a Turner irá retomar imediatamente o pagamento pelos direitos de transmissão do campeonato deste ano. A Turner distribuirá cerca de R$ 104 milhões para os oito times referentes à primeira parcela do pagamento. O restante será transferido após o fim do Brasileirão, previsto para fevereiro de 2021.

Após os clubes confirmarem o acordo, a Turner divulgou na programação da TNT a primeira grande chamada para o Brasileirão deste ano. O mote do comercial foi "só quem torce sabe", chamando o torcedor pelo emocional.

Para evitar uma disputa jurídica, a Turner e clubes chegaram a um consenso. O contrato até 2024 foi mantido, mas a cláusula de saída da Turner foi incluída. Outras questões, como reclamações de privilégios dados à Globo, também foram discutidas.

O acordo foi costurado pela empresa Livemode, de Edgar Diniz, que foi o fundador do Esporte Interativo e representou quase todos os clubes, com exceção do Internacional.

O clube gaúcho possui acordo até o fim desta temporada e não criou problemas para o desfecho. O Inter vai receber os pagamentos e vai cumprir o contrato, aderindo ao pacote da Globo posteriormente.

Agora, a Turner tem apenas um problema: a briga jurídica pelo entendimento diferente da MP 984, que dá ao mandante o direito de exibição de uma partida. A Globo processou a programadora hoje e afirma que ela não pode exibir jogos que envolvam clubes que fecharam com a emissora carioca