Topo

Globo exibe Fla x Atlético na última hora para SP e vê queda de audiência

Partida Goiás x São Paulo é adiada após casos positivo de covid no elenco goiano - Reprodução/TV Globo
Partida Goiás x São Paulo é adiada após casos positivo de covid no elenco goiano Imagem: Reprodução/TV Globo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

09/08/2020 16h18Atualizada em 09/08/2020 18h35

A Globo teve de trocar na última hora o jogo que transmitiria para São Paulo e parte do Brasil neste domingo (9) pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Em vez de Goiás x São Paulo, suspenso pelo fato de dez jogadores do time goiano terem testado positivo pela covid-19, a emissora se viu obrigada a exibir Flamengo 0 x 1 Atlético Mineiro para todo o país, com narração de Luís Roberto.

Gustavo Villani, que narraria o jogo dos estúdios da Globo em São Paulo, acabou dando a notícia. "Vocês ficam com um dos poucos jogos que continuam nessa rodada. Luís Roberto vem aí com Flamengo e Atlético Mineiro", afirmou o narrador.

Inicialmente, o jogo de Goiânia seria exclusivo do Premiere, mas acabou escalado pela TV aberta pelo fato de Corinthians x Atlético-GO ter sido adiado, em razão da final do Campeonato Paulista no sábado.

O adiamento aconteceu apenas alguns minutos antes de a partida começar, por volta das 15h55. A notícia envolvendo o Goiás chegou na Globo de forma surpreendente. Segundo apurou o UOL Esporte, até uma hora antes da partida, a equipe da emissora em São Paulo não tinha certeza se transmitiria o confronto.

A direção do Esporte da Globo pensou em algumas alternativas imediatadas. Chegou-se a pensar em exibir Santos x Red Bull Bragantino, marcado para o mesmo horário, com narração do mesmo Gustavo Villani. Mas logo a exibição foi descartada por não se ter alguns padrões mínimos para o jogo ter televisão aberta.

Um deles é que na Vila Belmiro só tinha um repórter, escalado para a transmissão do Premiere. Se a Globo pedisse o uso do profissional para TV aberta, prejudicaria o pay-per-view. A segunda opção, mais fácil e decidida no fim das contas, foi mostrar o jogo que estava escalado para o Rio de Janeiro e parte do país, envolvendo Flamengo x Atlético Mineiro.

De fato, a decisão não alterou tanto assim o patamar de audiência da Globo na capital paulista. Segundo índices prévios da Grande São Paulo, obtidos pelo UOL Esporte, mostram que Flamengo x Atlético Mineiro marcou 16 pontos de média, com 17 de pico. No mesmo horário, SBT e Record fecharam com 6 e 5 pontos cada uma, respectivamente.

Mesmo que a liderança tenha sido garantida, o resultado é 31,9% menor do que a Globo conseguiu no domingo passado com a semifinal do Campeonato Paulista entre Corinthians x Mirassol - que marcou 23,5 pontos com picos de 26 e é o maior Ibope do futebol aos domingos da Globo neste ano.

Pela primeira vez na história com a situação, a abertura do Brasileirão na TV não teve um jogo envolvendo um clube paulista exibido em TV aberta. Para quarta-feira (12), o público do estado de São Paulo deverá assistir Fluminense x Palmeiras, às 21h30.