Topo

Paulista - 2020

Final do Paulista dá 46 pontos com pênaltis e bate recorde de 2020 na Globo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/08/2020 19h13

O titulo do Palmeiras em vitória contra o Corinthians nos pênaltis por 4 a 3, após 1 a 1 no tempo normal, no segundo jogo da final do Campeonato Paulista, monopolizou a audiência da televisão aberta na tarde deste sábado (8). A Globo deixou as concorrentes com índices muito inferiores e atingiu uma audiência mais de 20 pontos acima do que costuma marcar normalmente no horário.

Segundo dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pelo UOL Esporte, a partida marcou 34 pontos de média com picos de 46. No mesmo horário, Record e SBT, com "Cidade Alerta" e "Programa Raul Gil", respectivamente, empataram no segundo lugar com 3 pontos cada uma.

Já a Band, com o "Brasil Urgente", fechou com 2 pontos. O número de televisores ligados na Globo foi de 57%. Ou seja, de cada 100 TVs ligadas em Sã Paulo e região, 57 estavam na Globo. Na semana passada, com o "Caldeirão do Huck", a Globo marcou 12 pontos no horário.

A partida demorou a engrenar nos números, ao bem da verdade. O primeiro tempo atingiu um pico de apenas 32 pontos, atingindo apenas no final dos 45 minutos iniciais. No segundo tempo, os índices dispararam após o gol de Luiz Adriano, por volta dos 10 minutos da etapa complementar.

O número que estava na casa dos 32 pontos disparou rapidamente para 37 pontos e ficou nesta casa até o fim da partida, subindo aos poucos. Mas a audiência voltou exatamente no pênalti de empate, convertido pelo corintiano Jô, no último minuto de jogo.

As penalidades na decisão após os 90 minutos superaram a casa dos 40 pontos e atingiram pico máximo de 46 pontos na cobrança decisiva de Patrick de Paula. Com o resultado, a Globo atingiu o ápice de audiência até aqui no ano, superando marcas de novelas das 21h, como "Amor de Mãe" e "Fina Estampa".

Os números podem sofrer alterações no consolidado divulgado na segunda (10) e são da Grande São Paulo. Também exibidor do jogo na TV paga, o Sportv também foi líder geral na TV paga durante o jogo inteiro, segundo apurou a reportagem.